Florianópolis – A secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, por intermédio da Polícia Civil inaugura amanhã (01), às 10h, a Delegacia de Policia Civil de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, na 1.ª Região Policial, localizada na Rua Adhemar da Silva, 1135 – Bairro Kobrasol, São José. Esta será a 20.ª Delegacia Especializada do Estado.
A instalação de uma unidade policial especializada no atendimento à violência doméstica era uma reivindicação antiga da comunidade josefense. No comparativo de 2009 e 2010 houve o aumento de 7,8% no número de boletins de ocorrência (bos) registrados nas delegacias de São José referente a casos de violência doméstica e lesão corporal contra mulher. Foram 319 queixas atendidas no ano passado contra 344 registradas até o dia de hoje (30).
A nova delegacia contará com uma estrutura física de três pavimentos, onde estão distribuídos: um cartório policial para atendimento a casos de violência sexual infanto-juvenil e maus tratos, um cartório policial para atendimento ao adolescente infrator, dois cartórios policiais para atendimento a mulheres vítimas de violência, uma equipe de investigação, três Escrivães de Polícia Civil, 15 Agentes de Polícia Civil, dois Psicólogos Policiais Civis. Além de uma grande recepção, duas salas individuais para registros de ocorrência, uma brinquedoteca, uma sala individualizada para atendimento prestado pelo Conselho Tutelar e advogados às vítimas e um auditório para reuniões e capacitações das entidades que farão parceria com a unidade policial.
A Delegacia da Mulher de São José terá como responsável a Delegada de Polícia Sandra Mara Pereira, que já atuou junto à Delegacia da Mulher de Florianópolis, e contará com mais um delegado de polícia que deverá assumir o cargo em breve.
ai/UNO