Florianópolis – A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) dá início nesta quarta-feira (02/03), Dia Nacional do Turismo, à campanha Turismo Sustentável e Infância (TSI), que tem como objetivo trabalhar a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.
Em eventos de grande fluxo de turistas, como o carnaval, será realizada campanha de incentivo às denúncias dos casos de exploração. A SOL veiculará frases de conscientização sobre o tema durante os desfiles das escolas de samba de Florianópolis, Laguna, Joaçaba e São Francisco do Sul, e durante os eventos de carnaval das cidades litorâneas. Todos os proponentes que receberam recursos do Governo do Estado para a realização do carnaval também deverão confeccionar faixas de conscientização como parte da contrapartida social.
O programa TSI está sendo desenvolvido a partir de um convênio assinado em janeiro com o Ministério do Turismo, e envolverá a participação de agentes públicos federais, estaduais e municipais, empresários, profissionais do turismo e segmentos da sociedade civil.
O projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte prevê inclusão social com capacitação profissional, formação de multiplicadores pelas 10 regiões turísticas de Santa Catarina, seminários de sensibilização, divulgação do projeto durante as principais festas do Estado, e campanhas pontuais no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à
Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio); Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes (24 de setembro), Dia Mundial do Turismo (27 de setembro), e Dia das Crianças (12 de outubro).
A Secretaria também aderiu à campanha Infância e Adolescência Protegidas da Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis, e participará da campanha da prefeitura neste carnaval. Para denunciar,disque 100.