Criciúma – O prefeito de Criciúma Clésio Salvaro e o prefeito de Forquilhinha Vanderlei Alexandre declararam como de Utilidade Pública e Interesse Social as áreas nos municípios necessárias às intervenções para desassoreamento e revitalização do Rio Sangão, conforme decreto nº. 91 de 21 de setembro de 2009. “Com isso vamos poder realizar trabalhos que permitem a vasão do rio, diminuindo as cheias, já que essas regiões são bastante castigadas, além da disseminação de doenças”, disse o prefeito Clésio Salvaro.
Ontem (22) à tarde os prefeitos dos dois municípios encaminharam documento ao secretário de Desenvolvimento Regional, Luiz Fernando Cardoso, pedindo apreciação e aprovação do Conselho de Desenvolvimento Regional, para alocação de recursos na ordem de R$ 1,2 milhão, com a finalidade de viabilizar o desassoreamento e revitalização de pontos (gargalos), definidos pelo projeto elaborado pelo IPAT-Unesc, que visa minimizar as cheias do rio Sangão, nas comunidades ribeirinhas de Sangão, Cidade Alta, São Roque, Nova Yorque, Verdinho, Ouro Negro e outras, numa extensão de aproximadamente 25,5 quilômetros.
A proposta, conforme os prefeitos têm caráter de urgência e se trata de uma medida paliativa ao projeto previsto, pois somente neste ano ocorreram quatro grandes alagamentos nas comunidades citadas. A execução do projeto é de R$ 17 milhões. Um documento pedindo apoio do governo Federal também foi encaminhado ao secretário Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, Leodegar Tiscoski e o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração, João Reis Santana Filho.
Fonte: Assessoría de Imprensa