Projeto Secretaria Escolar Ecológica em Blumenau

Blumenau – Um dos projetos importantes que surgiu por parte de servidores que trabalham na Secretaria de Educação (Semed) e Secretaria de Orçamento e Gestão (Semog), é o Projeto Secretaria Escolar Ecológica. O plano consiste em criar Banco de Dados ou arquivo digital para armazenar toda a documentação dos alunos da rede pública municipal. A iniciativa pretende ainda dar atenção às questões referentes à preservação do meio ambiente, visto que à medida que o projeto for implantado, os arquivos físicos e papéis seriam extintos.

A equipe, composta pelos servidores Antônio Mandel e Marcos Heimann, agentes administrativos da Semed e Adilson Tironi, gerente de Novas Tecnologias da Semog, participou da capacitação do PIM em maio deste ano. De lá para cá, durante as reuniões mensais, o grupo planejou as atividades visando a aplicação do projeto até o final de 2010, durante a realização das matrículas de alunos da rede municipal para 2011, em cinco escolas pilotos, ainda a serem definidas.

A primeira etapa das tarefas começa este mês com o desenvolvimento do software. O trabalho será executado na Gerência de Novas Tecnologias. Em seguida, ocorre a capacitação dos servidores que vão manusear o programa nas unidades de ensino. Mandel explicou como funcionaria o projeto na prática: “Quando os pais forem matricular os filhos, por exemplo, o funcionário da escola digitaliza todos os documentos e no período de rematriculas, os dados, automaticamente estariam disponíveis no sistema”. A intenção, segundo Mandel, é facilitar o processo de matrícula, o trabalho dos agentes que executam essas funções e principalmente, beneficiar a população, que utiliza os serviços. “Nossa meta de longo prazo é ampliar o projeto para todas as unidades escolares da rede e acreditamos que possa dar certo”, diz o servidor de forma confiante.

Para desenvolver a idéia, o grupo fez ainda trabalho de pesquisa de campo e buscaram modelo do programa de matrículas aplicado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mandel comentou que desde o ano de 2000, a Furb realiza todo processo de matrícula dos alunos em cerca de dois dias, devido à facilidade do sistema. A idéia dos servidores foi apresentada aos secretários de Orçamento e Gestão, Marcel Hugo, Administração, Fernando Lenzi, Educação, Osmar Matiola e recebeu aprovação.

AI/24Horas

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