Xanxerê – O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O SUAS está localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social e é destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, com uma atuação intersetorial, na perspectiva de potencializar a proteção social.
No CRAS está sendo desenvolvido o programa Projovem Adolescente – Serviço Socioeducativo que tem por finalidade executar ações integradas que propiciem aos jovens brasileiros a reintegração ao processo Educacional, qualificação profissional em nível de formação inicial e desenvolvimento humano, voltado para adolescentes de 15 a 17 anos. As oficinas acontecem no espaço do CAIC e também do CRAS.
A coordenação do programa pensou em proporcionar um momento diferente e propício para a idade dos adolescentes do Projovem, realizando uma abordagem onde eles pudessem entender um pouco mais de como é o dia de trabalho de profissionais de diferentes áreas.
Com isso, num primeiro momento foi realizado, através de dinâmica de grupo, abordagem sobre atividades desenvolvidas em diferentes profissões, momento em que os adolescentes demonstraram interesses específicos de determinadas áreas de trabalho. A partir do interesse demonstrado foram selecionadas as seguintes profissões: Biólogo, Técnico de Enfermagem, Advogado, Desenhista, Médico, Maquiador.
Posteriormente foram convidados alguns profissionais para falar sobre o ínicio da carreira, sobre todo o processo desde a escolha da profissão e todo o cotidiano profissional, as dificuldades encontradas, as realizações pessoais, entre outras. Os adolescentes estão demonstrando grande interesse, participando o tempo todo com perguntas, esclarecendo dúvidas, e tendo um diálogo bem próximo com os profissionais.
CRAS agradece a presença dos profissionais voluntários que estão colaborando neste projeto.
Fonte: Assessoría de Imprensa