Projeto de Leitura no Jaraguá 84

Jaraguá do Sul – O gosto pela leitura começa cedo. É o que demonstram os 430 alunos da Escola Luiz Gonzaga Ayroso, Bairro Jaraguá 84, que participaram hoje (20) da abertura do Projeto de Leitura da Secretaria Municipal de Educação, que nessa escola intitularam de Amanajê (nome indígena que significa mensageiro).

Desde o jardim até o 9º ano, as crianças apresentaram poesias, encenações, versos e brincadeiras que envolvem a literatura. Quanto mais se lê, mais se aumenta a auto-estima de uma comunidade, explica a auxiliar de biblioteca da escola, Edilene Malheiro. Ela lembra que quando chegou na escola, há cinco anos, os alunos não paravam para escutar uma história. Agora, com o trabalho de incentivo à leitura, que envolve professores de todas as disciplinas, os pequenos fazem fila para entrar na biblioteca e participar da contação de história.

A articuladora do Projeto de Leitura, Andreia Silveira Camillo, explica que o programa é desenvolvido há cinco anos e que já colhe os frutos. Alunos com mais capacidade de interpretação de textos, visão mais ampla do bairro, do país e do mundo, e mais facilidade de se expressar, estão entre as vantagens. Como ações do projeto está o envolvimento das 32 escolas municipais, com um total de 14 mil alunos, buscando investir em mais livros nas bibliotecas, mais tempo para a leitura na sala de aula, uso de jornais como material didático e, principalmente, envolvimento dos pais e da comunidade para ler cada vez mais. É gratificante ouvir do aluno: 'ó, psora, viu a reportagem que saiu no jornal?, revela Andreia.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul investe, por ano, cerca de R$ 121 mil com o projeto Jornal na Sala de Aula, que disponibiliza um exemplar dos principais títulos da região às turmas de 3º ao 9º ano das escolas municipais. São aproximadamente 200 exemplares que chegam todas as manhãs nas salas de aula e são avidamente lidos e utilizados pelos alunos.

Os próximos eventos relacionados com o Projeto de Leitura estão marcados para 27 de maio, quando acontece na Secretaria de Educação a 2ª edição da Oficina Leitura para Todos, envolvendo todos os 30 auxiliares de biblioteca, que vão aprender a confeccionar materiais didáticos e livros para alunos de baixa visão e cegos; no dia 9 de julho acontece a Feira do Livro em Jaraguá do Sul e a prefeitura vai disponibilizar ônibus gratuitos para que diversas turmas de todas as 32 escolas possam visitar a feira; e a socialização (troca de experiências) do projeto será no dia 28 de outubro.

Fonte: Edilene Malheiro – aux. Biblioteca Luiz Gonzaga Ayroso
Andreia Camilo – articuladora do Projeto de Leitura

Fonte:Jorge Pedroso
Jornalista

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Deixe um comentário

Por digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes