Criciúma – O atendimento no Programa municipal DST/HIV/AIDS será ampliado, a partir de junho. Segundo a coordenadora Fabiana Bardini Flores, hoje os exames são feitos somente na parte da manhã e a intenção é realizá-los das 7h às 17h. “Queremos reestruturar e aumentar a cobertura de testagem e, consequentemente, ampliar a assistência. O importante são as parcerias do Município, governo estadual e Federal”, disse. Cerca de 600 pessoas fazem o teste nas unidades de saúde, mensalmente.
Na próxima segunda-feira (1º de junho), mais um médico passará a atuar no Programa. Atualmente, quatro médicos atendem a população cadastrada. “Isso ajudará a qualificar e agilizar os atendimentos”, complementa a coordenadora.
Segundo ela, há 1.737 adultos e 37 crianças cadastradas no Programa. “Os índices na cidade se mantém estáveis, mas a tendência é aumentar já que as pessoas não estão se testando. Quando vão verificar já estão com a doença, porém já é tarde. Pretendemos aumentar a cobertura da testagem anti-HIV para reduzir os índices e pessoas infectadas no município”, ressaltou. Criciúma está na 5ª posição em Santa Catarina.
Entre os projetos executados no programa estão: Adolescer saudável em parceria com a secretaria de educação; prevenção e saúde para mulher no presídio e penitenciária; sexualidade e prevenção às AIDS na 3ª idade.
Fonte:Diretoria Executiva de Comunicação