Videira – Cerca de 1.400 alunos e 80 professores da Rede Municipal de Ensino de Videira participam do Programa Cooperjovem – SC. O lançamento do Programa que será desenvolvido durante todo o ano aconteceu na Escola Prefeito Paulo Fioravante Penso que juntamente com a Escola Waldemar Kleinubing serão as duas escolas da Rede Municipal beneficiadas.
Para que os trabalhos sejam iniciados os professores passarão por um capacitação com a coordenadora de Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), Patrícia Gonçalves de Souza. “Nossos professores se tornarão multiplicadores do conhecimento e tenho certeza que o Programa vai trazer grandes benefícios para formação de nossos alunos”, disse a diretora da, Beatriz Perin.
O Cooperjovem é um programa Especial desenvolvido desde o ano 2000 pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) em parcerias com cooperativas locais que tem por objetivo disseminar a cultura cooperativista nas escolas, compreendendo que a educação é o instrumento universal para proceder às mudanças na sociedade.
Seu principal objetivo é despertar e reforçar nos professores, alunos e técnicos de cooperativas a consciência sobre a cooperação, ao mesmo tempo em que mostra o cooperativismo como uma opção de geração de trabalho e renda, divulgando os princípios, os valores e a doutrina do cooperativismo. O programa tem abrangência nacional, implantado pelas unidades do Sescoop em parceria com secretarias de educação, cooperativas e escolas.
Para aderir ao Programa as duas escolas videirenses elaboraram um Projeto Educacional Cooperativo (PEC) e o inseriram no Projeto Político Pedagógico e no planejamento anual das instituições, descaracterizando a ideia de que as ações do Cooperjovem são apenas dos professores. “Ao aderir ao Programa Cooperjovem a Secretaria de Educação está buscando alternativas sustentáveis de diversificar o ensino oferecido na Rede Municipal, principalmente com parcerias que poderão refletir não apenas no ensino oferecido, mas também em benefícios para a comunidade e temos certeza que com este projeto alcançaremos esses dois pontos”, concluiu a secretária de Educação, Roberta Martinez.
Fotos: Pedro Schaitel
Silvia Palma
UNOPress