Laguna – O desfile do Bloco da Pracinha, que acontece tradicionalmente no domingo de carnaval, dia 2 de março, com um público estimado de 350 mil foliões.
O trajeto será mantido, com saída da praça Souza França. Algumas mudanças já estão definidas para 2014, como a proibição de caminhões, carros e caminhonetes durante do desfile e utilização de um trio elétrico menor no percurso da avenida Getúlio Vargas, no Magalhães. O trio elétrico maior ficará estacionado na rua Adesio Remor, ao lado do supermercado Tieli, esperando a chegada dos foliões.
Outra condição para manter o atual trajeto este ano, é que o Bloco deverá, a partir de 2015, seguir as orientações dos órgãos de segurança e do município quanto às possíveis alterações no trajeto.
Segundo a polícia militar, existe pouca área de escape na avenida Getúlio Vargas, o que compromete o atendimento em casos de urgência. “Nossa preocupação é a preservação da vida humana e tecnicamente é muito mais seguro que comece a ser realizado na praia”, disse o coronel da polícia militar, Flávio Knaben.
O Ministério Público pontua que o município é o responsável e quem deve decidir como e onde o carnaval será realizado, levando em consideração critérios de segurança. “Existem responsabilidades civil, criminal e administrativa em caso de algum desastre”, disse o promotor de justiça, Anderson de Souza.
Por esse motivo, o termo de conduta define que o município será responsável por definir os locais ideiais para os desfiles de todos os blocos de carnaval de rua, com novas avaliações todos os anos.
Saiba mais:
Bloco da Pracinha
Dia 2 de março (domingo)
Concentração: a partir das 14h, na praça Souza França, no Magalhães
Saída: às 16h. Segue pela avenida Getúlio Vargas até a Adesio Remor (ao lado do Tieli), seguindo pela avenida beira mar (Maurílio Kfouri) até a Praça do Iró.
ai/UNO