Tubarão – Os números do tabagismo no mundo são alarmantes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada dia, 100 mil crianças tornam-se fumantes em todo o planeta.
Cerca de cinco milhões de pessoas morrem, por ano, vítimas do uso do tabaco. Caso as estimativas de aumento do consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos se confirmem, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais, por volta de 2030.
Em Tubarão, a situação não é diferente e pensando nisso a coordenadora do Programa Tabagismo, Rosalva Pinto Galassi, realiza até sexta-feira (18), uma capacitação com médicos e enfermeiras das Unidades de Saúde da Prefeitura – Estratégia Saúde da Família dos bairros: São Martinho, Dehon, Recife e Monte Castelo.
De acordo com Rosalva, com a capacitação, os profissionais estarão aptos para implantar grupos de tabagismo na comunidade. “Os grupos de tabagismo são uma alternativa de tratamento e educação em saúde. É sabido, que 80% dos fumantes desejam parar de fumar, porém apenas 3% conseguem parar sozinhos a cada ano. O tratamento em grupo torna-se eficaz, por ser mais econômico (atende a um maior número de pessoas) e possibilita a troca de experiências”, destaca.
ai/UNO