Criciúma – Para firmar o compromisso de engajamento nas questões de relevância em saúde pública, o Ambulatório de Especialidades de Criciúma (AME), em parceria com a Vigilância em Saúde, promove, nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12), uma capacitação para os profissionais da rede municipal de Saúde, das 8 horas às 17h30min, na Amrec. A pauta do encontro será a prevenção da transmissão do HIV, sífilis e hepatites virais.
A programação faz parte do Plano de Ações e Metas (PAM) de 2010 e tem como objetivo a ampliação das coletas de exames dessas doenças. De acordo com a aconselhadora do Centro de Treinamento de Testagem e Aconselhamento (CTA), Patrícia Oenning, na atualização dos enfermeiros, também será traçada as metas e estratégias para a campanha do dia 1º de dezembro que terá como tema “Profissional da Saúde, o Diagnóstico Precoce do HIV Depende de Você”.
Segundo Patrícia, a partir deste dia, além do AME, as regionais dos bairros Rio Maina, 24 Horas da Próspera, Santa Luzia e Boa Vista estarão disponíveis para realizar a coleta de exames, facilitando a locomoção dos pacientes. “As pessoas não precisarão se deslocar até o centro da cidade para fazer o exame. A nossa preocupação maior é com as gestantes que têm dificuldades de saírem de suas casas até a unidade central”, afirma.
ai/UNO