Piçarras – As comunidades rurais de Balneário Piçarras recebem a partir de hoje a primeira Semana de Saúde da Mulher. Até sexta-feira, médicos estrangeiros e brasileiros que fazem revalidação do diploma na cidade irão auxiliar os profissionais da rede municipal de saúde em atividades de prevenção ao câncer de colo de colo de útero e de mama. Os atendimentos acontecem no período da tarde no posto de saúde da localidade de Morro Alto.
De acordo com a secretária Rita de Cássia Teixeira Rangel, os exames oferecidos serão o papa Nicolau, para prevenir o câncer do colo de útero e o exame clínico das mamas. “Os profissionais também irão prestar esclarecimentos quanto ao auto exame das mamas, que deve ser feito regularmente por toda mulher”, explica.
Cerca de 12 profissionais, entre agentes de saúde, médicos do município e estagiários, participam do mutirão. A expectativa da Sabes é de que 260 mulheres sejam atendidas. “Na semana passada, percorremos as comunidades convidando a população a participar. Estivemos em escolas, creches e em algumas casas”, afirma Rita.
Prevenção e educação
Auto exame é uma maneira de conhecer e ficar atenta com mudanças no próprio corpo
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais causa mortes entre a população feminina no Brasil. Os sintomas mais comuns são o nódulo ou tumor no seio, que podem ser acompanhados, ou não, de dor na região. O Exame Clínico das Mamas (ECM) é o procedimento mais comum para se diagnosticar a doença. “Quando realizado por médicos ou enfermeiros treinados, pode detectar um tumor de até 1cm. Já o auto exame deve servir mais como uma maneira da mulher conhecer o próprio corpo e ficar atenta, o exame clínico deve ser feito no posto de saúde periodicamente”, alerta Rita.
Em 90% dos casos, o câncer do colo de útero é causado pelo vírus do papiloma humano (HPV) e, por isso, o uso do preservativo é reconhecido como a primeira das ações de prevenção a doença. O Inca ainda relaciona outros comportamentos de risco que estão associados a esse tipo de câncer como o tabagismo, o início precoce da vida sexual, a falta de higiene pessoal adequada e o uso contínuo de anticoncepcionais administrados via oral.
A detecção precoce do câncer de colo de útero é feita através do exame preventivo, popularmente conhecido como Papanicolaou. “Tanto esse como o exame clínico da mama estão disponíveis durante todo o ano na rede pública de postos de saúde”, afirma a secretária Rita. As ações no interior do município visam popularizar mais o habito de fazer os exames preventivos entre as comunidades rurais.
Fonte: Assessoría de Imprensa