Videira – Representantes das secretarias de Administração, Finanças, Planejamento e outros órgãos ligados ao Poder Executivo de Videira, além de representantes do Legislativo e Judiciário e instituições da sociedade civil, como por exemplo, as Policiais Civil e Militar, Amarp, Crea líderes comunitários, irão acompanhar e auxiliar nas atividades do Censo 2010 por meio da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), que foi formalizada na tarde desta terça-feira (14) , durante uma reunião no Auditório da Amarp.
Segundo os representantes do IBGE que conduziram a reunião, as comissões funcionam como um canal de comunicação entre o IBGE e a sociedade, e participarão de todo o processo de realização do Censo 2010, previsto para iniciar no segundo semestre do ano que vem. Na preparação do trabalho de campo, as CMGEs colaboram na cessão de espaços e infra-estrutura para instalação de postos de coleta, na revisão de mapas e cadastros; no esclarecimento de dúvidas a respeito de divisas intermunicipais e do posicionamento correto de localidades, entre outras atividades.
Durante a coleta das informações, as CMGEs auxiliarão ainda na solução de problemas e na identificação de eventuais omissões de domicílios. Podem ajudar, por exemplo, a divulgar a operação, a sensibilizar a população para responder corretamente as perguntas dos recenseadores e na oferta de meios de transporte para as equipes de campo.
No Cronograma Geral, serão realizadas cinco reuniões ordinárias e quantas extraordinárias forem necessárias entre as Comissões. Para os encontros, serão disponibilizados kits com cartilhas, releases, pastas, blocos de anotação e boletins informativos. “Ao fim da pesquisa de campo, os resultados provisórios do Censo 2010 serão apresentados aos membros das comissões, que terão a oportunidade de averiguar a qualidade da cobertura e, se for o caso, propor verificações, já que não é raro os municípios contestarem os números do Censo, por terem o número de habitantes distorcidos e por isso serem prejudicados no repasse de recursos federais”, apontaram os secretários de Administração – Hamilton Zardo Júnior e de Finanças – Alexandre Ganasini, que participaram da reunião.
Fonte: Assessoría de Imprensa