Balneário Cambori´- A Prefeitura de Balneário Camboriú iniciou esse ano obras para melhorar a qualidade da água do Rio Camboriú e eliminação dos pontos impróprios para banho na Praia Central do município. O projeto 100% de esgoto na cidade e a mudança no sistema de tratamento de esgoto, na estação do bairro Nova Esperança, são alternativas em execução para impedir o envio de dejetos ao leito do rio. O resultado é a proteção ao meio ambiente, praia limpa para uso de moradores e turistas e impedimento de catástrofes como a ocorrida em novembro do ano passado.
A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) divulgou na semana passada um relatório sobre a balneabilidade da praia de Balneário Camboriú, reproduzido pelos veículos de comunicação regionais. Foram apontados apenas quatro pontos próprios para banho nas praias do município de 14 pesquisados ao todo pelos técnicos da fundação. O estudo reflete períodos do ano em que Balneário Camboriú sofre com problemas de saneamento devidos principalmente a ocorrências de chuva.
A equipe técnica da EMASA – Empresa Municipal de Água e Saneamento identificou fatores de influência da balneabilidade. Os principais são a existência de córregos ligados ao mar, sistemas de coletas e despejos domésticos gerados nas proximidades, ocorrência de chuvas, condições de maré, migração turística durante períodos de temporada e disposição da praia. “Como nossa praia é em formato de bacia, temos pouca correnteza e a água fica parada”, explica a engenheira Tânia Pedrelli.
Ciente desses problemas o prefeito Édson Piriquito direcionou a autarquia a assumir um papel de empresa ambiental, com ampliação da rede coletora através do Projeto 100% de Esgoto e eficiência no tratamento com mudança no sistema da estação do bairro Nova Esperança. O município só conseguia tratar o equivalente a 45% do esgoto enviado para a estação, mas com a nova obra será possível tratar até 95%. Foi iniciada em julho deste ano e será concluída já em 2010.
Molhe da Barra Norte
Outras medidas serão o programa de caça permanente ao esgoto clandestino, construção de galerias de infiltração, construção do molhe da Barra Norte e auxílio para implantação do esgoto também no município vizinho de Camboriú. A construção do molhe está prevista no projeto de Revitalização do Canal Marambaia, com início previsto para janeiro de 2010 quando começa o repasse de recursos do governo federal. Serão investidos cerca de R$ 16 milhões para sanear o canal que deságua diretamente no mar da praia central.
A fiscalização às ligações clandestinas de esgoto é feita permanentemente na cidade. Essa semana a Secretaria de Obras instalou um sistema de drenagem na Rua 1500, no centro do município, para facilitar o escoamento de água e, ao mesmo tempo, a EMASA instalou redes de água aos hidrômetros dos prédios, além de promover cortes em possíveis ligações clandestinas de esgoto.
Em abril deste ano a prefeitura promoveu ainda campanha de conscientização para ligação do sistema doméstico das residências com a nova rede coletora da Quarta Avenida. O prefeito Piriquito esteve pessoalmente no local e distribuiu comunicados aos moradores. Na Praia de Taquaras, também houve esforços para ligar as casas até a rede coletora devido à praia agreste já contar com sua própria estação de tratamento. Os bairros Praia dos Amores, Barra e São Judas Tadeus serão os próximos beneficiados com o Projeto 100% de Esgoto.
Fonte: Assessoría de Imprensa