Itapema – Na manhã desta quinta-feira, dia 22 de outubro de 2009, Itapema viveu mais um momento histórico. Iniciando sua viagem oficial à República Federativa da China o prefeito Sabino Bussanello transmitiu o cargo à sua vice, Maria Luci da Silva que permanecerá no cargo até o dia 09 de novembro. Ao assumir o cargo de prefeita, Maria Luci da Silva entra para a história como sendo a segunda mulher a comandar o Executivo Municipal, sendo precedida por Darcy Steil da Silva – vice-prefeita de prefeito Magnus Guimarães – que assumiu o cargo pela primeira vez em 04 de abril de 1997.
HISTÓRIA
Foi no dia 09 de março de 1959, na pequena propriedade rural de Cecílio Antônio Simas e Isabel Vieira Simas, localizada no Sertão do Trombudo, em Itapema, que nasceu Maria Luci da Silva, a quinta dos seis filhos que o casal tivera. Casou-se com João Arão da Silva com quem tem três filhos: Deise; Aline e Marcelo. Hoje é avó de Maria Eduarda e Pedro Gustavo.
Luci iniciou os estudos na Escola Maria da Glória Veríssimo, no bairro Sertão do Trombudo, e o ensino médio concluiu em Itajaí. Em 1974, com 15 anos, começou a trabalhar na Prefeitura de Itapema. Iniciou como telefonista e durante os nove anos que permaneceu na Prefeitura também ocupou o cargo de tesoureira. Em 1985 foi admitida pelo BESC, agência de Itapema, onde construiu uma sólida carreira de 18 anos.
Esta filha de Itapema chamada Luci, no ano de 2000 lançou-se candidata a vereadora pelo Partido Progressista (PP). O povo quis Luci na Câmara e como vereadora ela ergueu a bandeira em favor da moralização do Poder Público itapemense e da terceira idade. Foi uma fiel defensora dos interesses da coletividade e não se cansou de denunciar os abusos cometidos por ex-gestores. Chegou a ter sua vida ameaçada, porém não se entregou ao medo e às ameaças e manteve-se firme na busca pela justiça e pela moralidade.
Em 2004, o povo a reelege vereadora e, apoiando Sabino, Luci mostra a sua força e sua determinação em buscar a verdade e provar à Justiça que Itapema estava em mãos erradas. Nas eleições de outubro de 2008, Maria Luci da Silva (PP) aceitou o convite de Bussanello para ser sua vice. A união dos dois garantiu a vitória da coligação Juntos por Itapema, com 52% de preferência do eleitorado.
Dentre suas maiores conquistas nos oito anos que acumulou na Câmara de Vereadores destaca-se a conquista do “Passe-livre” no transporte coletivo para os maiores de 60 anos de idade. Também é fundadora da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Itapema (APIT). Em 2005 a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina reconheceu os seus trabalhos em favor da sua Itapema, concedendo-lhe a medalha “Vida Amábile”.
Fonte: Assessoría de Imprensa