Itapema – A Prefeitura de Itapema realizou na manhã segunda-feira (21) a compra de dois terrenos às margens do Rio Fabrício, no centro da cidade. A ação é um pedido da população, dentro do Programa Orçamento Participativo (OP), desenvolvido pela Secretária de Governo e Planejamento Estratégico. Estiveram presentes na reunião de compra o Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, o Coordenador do OP, Edson Kolosque, a representante da Associação de Moradores do Centro de Itapema, Maria Lídia, e Leonice de Pádua Stradiotto, que no ato representou seu marido e dono dos terrenos, Octavio Stradiotto.
Os planos iniciais da comunidade local são para a construção de uma praça, mas a decisão será tomada em uma reunião com representantes da Associação dos Moradores do Centro de Itapema. O Prefeito Sabino destaca que a participação da comunidade na tomada de decisões, dentro do Programa Orçamento Participativo, é estratégico para o desenvolvimento de Itapema. “Ouvir a população é a melhor forma de direcionar os investimentos da cidade”, afirma.
O Orçamento Participativo (OP) é um programa da Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico de Itapema. Seu objetivo é reunir a comunidade para discutir suas prioridades, através de audiências públicas em todos os bairros e regiões do município. Desde que foi implantado, em 2009, já realizou 16 audiências públicas. Nestas audiências, mais de 1.500 itapemenses elegeram mais de 100 delegados do OP, representantes da comunidade que discutiram e decidiram as prioridades de cada bairro, que estão sendo implantadas pela Prefeitura de Itapema.