Carnaval – Com o objetivo de reforçar ainda mais a importância do uso dos preservativos para a precaução contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS, a Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, juntamente com a Secretaria de Saúde, promovem a campanha “AIDS não tem cara” neste Carnaval 2011 com a distribuição de mais de 25 mil preservativos.
Todos os oito Postos de Saúde do município, o Pronto Atendimento de Saúde até 24 horas e nos locais onde haverá festa de Carnaval na cidade receberão os kits. Serão 18 mil preservativos masculinos, 4 mil preservativos para adolescentes, 3 mil Kits Carnaval (com dois preservativos masculinos, um preservativo feminino e um lubrificante íntimo) e ainda 1500 leques que além de informações importantes haverá um preservativo masculino.
A campanha está sendo coordenada pelo setor da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde que conta com as profissionais Mariella de Moraes e Nyriam Dorneles. “O objetivo deste ano é reforçar a importância do uso correto e sistemático de preservativos em todas as relações sexuais e de todas as idades. Especialmente as mulheres, pois a infecção com elas está em constante crescimento. As mulheres lutaram por seus direitos, estudar, trabalhar, direitos sexuais, conquistar autonomia econômica e pessoal e diversos outros. Mas quando a questão é amor e sexo, a garota volta no tempo e se comporta com submissão ao ponto de não se proteger sexualmente”, relata Mariella. “Por isso que a campanha está sendo intensificada neste momento para conter o avanço das DSTs e AIDS. Homens, mulheres, jovens, usem preservativos porque possuem eficiência comprovada”, conclui Nyriam.
O prefeito municipal Anísio Soares avalia a campanha como uma ação muito importante durante festas carnavalescas. “A equipe de Vigilância Epidemiológica, assim como médicos e enfermeiros, sempre trabalham com a prevenção de doenças nas unidades de saúde. Agora é o momento de trabalhar com a prevenção no Carnaval, momento este considerado de risco. Por isso, espero que todos se divirtam neste Carnaval, mas com prudência, de forma sadia e com harmonia”.
ai/UNO