Maracajá – A Diretoria de Saúde de Maracajá já reforçou o estoque de preservativos nas unidades de saúde do município. Ao todo foram distribuídos cerca de 1,5 mil preservativos.
Segundo a responsável pela prevenção de DST/ Aids, Silvia Aparecida P. Fontana, vários pontos do município terão o preservativo disponível nos balcões da recepção.
“Nas unidades de saúde também tem preservativos disponíveis à população”, destaca.
A enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF), Lílian Nolla explica que nos últimos anos, a campanha de estímulo ao uso de preservativo no carnaval tornou-se parte fundamental da estratégia do Mistério da Saúde (MS) para o enfretamento do HIV/AIDS.
Esta semana foram distribuídos preservativos masculinos na cidade de Maracajá. Foram escolhidos alguns lugares mais frequentados como: os Postos de Gasolina, a Agência do Banco do Brasil, Casa Noturna da Vila Floresta e um Bar X e Pizzaria da Vila Beatriz.
Foram distribuídos também panfletos em forma de leque – máscara de carnaval que simboliza a Campanha deste ano 2011, do Ministério da Saúde.
Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o vírus da AIDS. Dessas, 255 mil nunca teriam feito nenhum teste para detectar o vírus e por isso não conhecem sua sorologia.
No CEMASAS também é feito a distribuição e de preservativos masculinos e orientações para os cuidados com os excessos no Carnaval.
Itaionara Recco
UNOPress