Prefeitura de Abelardo Luz retira famílias de áreas alagadas

Abelardo Luz – Por medida de segurança, três famílias que vivem às margens do rio Chapecó foram retiradas das residências na manhã desta sexta-feira (9) em Abelardo Luz. Com as fortes chuvas dos últimos dias, o leito do rio subiu mais de dois metros e chegou próximo da porta das casas.

As famílias atingidas estão abrigadas provisoriamente no ginásio de esportes “Vilson Kleinubing” onde devem ficar até o fim de semana, isso se constatado que não há mais riscos para os moradores voltarem ao local. A Defesa Civil está monitorando o volume do leito do rio, que pela parte da tarde já começou a diminuir.

Alagamentos

Na tarde de quinta-feira e na sexta-feira de manhã, equipes da prefeitura registraram vários alagamentos em diversos pontos da cidade. A situação mais preocupante foi no interior do município, onde rios transbordaram e invadiram as estradas, dificultando o acesso dos veículos e o transporte da produção leiteira.

Em alguns trechos nas comunidades de Canhadão e Passo das Antas, por exemplo, as estradas se transformaram em “verdadeiros rios” dificultando a passagem dos veículos. Além de atingir dezenas de propriedades, as fortes chuvas danificaram pastagens, estradas, bueiros e pontes, podendo também prejudicar o plantio das lavouras de milho.

Na cidade, o volume da água do rio Chapecó cobriu parte da avenida Beira Rio. Aguns veículos de uma oficina, que fica nas proximidades, ficaram submersos.

A Defesa Civil continua em alerta e esta dando todo apoio necessário aos afetados. O município pode decretar situação de emergência nos próximos dias.

Márcio Magedanz
UNOPress

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *