Itajaí – O Prefeito Jandir Bellini reuniu na manhã desta quinta-feira (08) o colegiado e convocou o Conselho Municipal de Defesa Civil para definir as ações necessárias para fazer frente às previsões de chuva recebidas pela Defesa Civil Estadual e estações meteorológicas.
Diante dessas informações, o Prefeito definiu grupos que irão atuar em áreas de risco de alagamentos e deslizamentos de encosta. Também foram definidos dois abrigos que serão ativados caso necessário: no Salão Paroquial da Igreja de São Cristóvão em Cordeiros, e no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, na Fazenda.
A previsão do CEOPS Furb é de que às 18h o rio Itajaí Açu atinja 10 metros em Blumenau com desdobramentos em Itajaí. A Defesa Civil orienta os moradores da Canhanduba, Cidade Nova (margens do Itajaí Mirim), Imaruí (parte baixa), Murta e Cordeiros (parte baixa) a levantarem os móveis e buscarem abrigos seguros. Equipes da defesa Civil e da Prefeitura estarão nos locais sujeitos a alagamentos para orientar a população.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira, os locais com risco de deslizamento são: Ariribá, Loteamento Padre Jacó, Morro do Bem-te-vi, Vila da Paz, Nossa Senhora das Graças, Espinheiros e Limoeiro. Os moradores destes locais devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.
A orientação da Defesa Civil é de que os moradores sigam as instruções das equipes de apoio que estarão nos locais de risco.
A Defesa Civil de Itajaí atende em regime de plantão no 199 e o Corpo de Bombeiros no 193. Os boletins meteorológicos podem ser acompanhados no www.defesacivil.itajai.sc.gov.br. Novos boletins serão emitidos sempre que necessário, atualizando as informações.
ai/ocapress