Depois de realizar 19 cirurgias ortopédicas em pacientes internados, por meio de uma ação emergencial realizada na sexta feira (24/6), o Hospital Municipal São José centraliza esforços em mais um mutirão de cirurgias. Desta vez, a especialidade contemplada é a cirurgia do aparelho digestivo. A relação de pacientes que aguardam por este tipo de procedimento considerado eletivo mantém 260 pessoas.
Durante este sábado (9/7), três salas do centro cirúrgico geral vão estar reservadas para procedimentos de retirada da vesícula por intermédio da utilização de vídeo. A colecistectomia videolaparoscópica, como é chamada, é uma das operações mais realizadas e mais frequentes das cirurgias abdominais. O método apresenta muitas vantagens como a diminuição do tempo de cirurgia, internação, intensidade da dor no pós-operatório e menor trauma.
Depois de dois anos de espera, Tássia Carolina dos Santos, 25 anos, irá se submeter ao procedimento cirúrgico. No mês de agosto de 2009, a auxiliar de produção sentiu fortes dores abdominais e procurou um posto de saúde no município de Araquari. No mesmo dia foi encaminhada ao Pronto Atendimento da Zona Sul em Joinville. O exame de ultrassom revelou a presença de pedra na vesícula e a necessidade da intervenção cirúrgica. “Cada vez que a dor aparece, eu tomo um analgésico. Não dá pra ficar indo ao médico toda hora”, revela a mãe de três crianças.
O médico cirurgião geral Sérgio Ferreira, responsável pela equipe que irá fazer as cirurgias, esclarece que as mulheres estão mais propensas a desenvolver pedra na vesícula. A incidência, segundo o especialista, está em torno de 80% dos casos. “Quando um paciente com indicativo de cirurgia não apresenta complicações, a maioria se recupera em 24 horas”, explica o médico.
O mutirão atenderá 12 pacientes neste sábado e 8 pacientes durante a semana (11 a 15/7), totalizando 20 procedimentos. Três salas do Centro Cirúrgico Geral estarão comprometidas na ação de sábado além de seis profissionais por sala (3 médicos, 1 anestesiologista, 2 técnico de Enfermagem).
ai24horas