segunda-feira, março 17, 2025

Ministro de Minas e Energia inaugura obra em Joinville

Joinville – Com a presença do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, diretoria da Eletrosul e do prefeito de Joinville, Carlito Merss, será inaugurada nesta segunda-feira (22/06), às 16 horas, em Joinville, a mais nova subestação de transmissão de energia elétrica da região Norte de Santa Catarina.

O conjunto de obras – que inclui a construção da subestação, a compra de dois utotransformadores de 150MVA cada (mega volt ampére), a instalação de duas linhas de transmissão em 230kV e duas em 138kV – faz parte do pacote de ações do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal e recebeu R$ 54,5 milhões em investimentos

A construção desta obra, que traz segurança energética para Joinville e progresso para a toda a região Norte, teve a participação decisiva do prefeito Carlito Merss e da senadora Ideli Salvati. Eles conseguiram incluir a Subestação como obra a ser construída em caráter de emergência
pelo Governo Federal.

Os estudos técnicos de planejamento energético indicaram a necessidade urgente de reforçar o abastecimento da região Norte catarinense, fundamental para atender o acelerado crescimento de uma das mais importantes regiões econômicas do Estado e na qual estão instaladas grandes unidades industriais.

Segundo dados da Celesc, a expectativa para 2010 é que a demanda atinja 600MW, o que poderia provocar cortes de carga caso a obra não fosse concluída em 2009. A entrada em operação da Subestação Joinville Norte aumentou em 52% a atual capacidade de atendimento e acrescentou mais um ponto de atendimento, já que anteriormente o suprimento energético da região era feito pela Subestação Joinville – também de propriedade da Eletrosul – mas que não poderia ter sua capacidade ampliada.

 A nova subestação foi planejada para permitir futuras ampliações, incluindo a implantação de um terceiro autotransformador de 150MVA, o que dobraria a atual oferta de energia. Durante os 10 meses de obras, gerados cerca de 450 empregos diretos e indiretos, sendo 350 somente na construção da subestação.

Cronologia:

Outubro 2007 – Aneel realiza reunião com Operador Nacional do Sistema, Eletrosul e Celesc para tratar da ampliação do atendimento ao Norte catarinense

Março 2008 – Governo do Estado de Santa Catarina decreta estado de emergência no setor elétrico da região de Joinville e o Ministério de Minas e Energia emite portaria autorizando a Eletrosul a implantar a Subestação

Abril 2008 –  Assinado o contrato de compra dos autotransformadores

Junho de 2008 – Concluída a compra do terreno e a Fatma emite a licença ambiental

Julho de 2008 –  Iniciada a construção da subestação e é assinado o contrato de construção das linhas

Maio de 2009 – Conclusão das obras e entrega para operação comercial

Junho de 2009 –  Inauguração oficial

Fonte:Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...