Jogos Escolares promovem a educação ambiental

Florianópolis – Cerca de 300 estudantes das escolas públicas e privadas da Grande Florianópolis participam, sábado e domingo (30 e 31), da IV edição dos Jogos Escolares Abadá-Capoeira. O objetivo é despertar nos estudantes o respeito ao meio ambiente, conscientizando os jovens sobre o desperdício da água. A campanha Água pra Viver, Camará, associada ao esporte, é uma forma de envolver os jovens nas questões sociais e, ao mesmo tempo, melhorar o rendimento escolar.

 A programação inicia sábado, com a etapa eliminatória, às 15 horas, no SEST/ SENAT do Jardim Atlântico. Domingo, às 10 horas, no Centro Histórico de São José, após um debate a respeito da preservação da água, acontece as finais dos jogos escolares.

Projetos como este são incentivados nas unidades escolares da rede estadual. Um dos exemplos é a EEB Maria José Barbosa Vieira, de São José, conhecida como Escola Jovem que funciona como centro disseminador de cultura, oferecendo aos estudantes da comunidade e de bairros vizinhos, diversas atividades extraclasses.  

O projeto Viva Vida Capoeira, desenvolvido na escola em parceria com a Ação Social da Igreja Matriz do município, tem grande aceitação dos alunos. Quatro vezes por semana, o professor de Educação Física, Alexandre Cidade, membro da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Capoeira prepara os estudantes para participarem de eventos esportivos.

O tema água, cantarolado durante as aulas educação física, pelos estudantes dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Bela Vista, Monte Cristo, dentre outros, estimula a consciência ambiental e a cidadania. Segundo o professor, a capoeira é mais uma ferramenta que a escola dispõe para trabalhar a inclusão social. “Além de contribuir para o desenvolvimento físico-mental, promove a formação pessoal, incentivando a responsabilidade, disciplina, o respeito para com o outro e para com as gerações futuras”, afirma Cidade. Ele diz que a capoeira é uma luta, mas, mais que uma luta, é um jogo. O objetivo é demonstrar a força, o domínio corporal, a astúcia e, não simplesmente, acabar com o oponente, ressalta.

Fonte:Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Deixe um comentário

Por digite seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

Compartilhar:

Receba Notícias

Posts Relacionados

Mais Recentes