terça-feira, junho 24, 2025

Japoneses estudam projeto para minimizar impactos de enchentes no Vale do Itajaí

Um grupo técnico formado por membros da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Japan International Cooperation Agency – Jica), governo do Estado, Grupo Técnico Científico (GTC) [que elaborou o Plano Integrado de Prevenção e Mitigação de Riscos de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí – PPRD-Itajaí] e de entidades governamentais ligadas à área de pesquisa visitou o Porto de Itajaí nesta quarta-feira [28]. Na pauta a busca de subsídios para a elaboração de plano para contenção de cheias e discussões sobre apoio técnico e financeiro para a implementação do projeto.

No Porto de Itajaí os integrantes da Jica foram recebidos pelo superintendente Antônio Ayres dos Santos Júnior, que vê com bons olhos a proposta, que aglutina propostas de diferentes segmentos da comunidade técnica-científica, com o objetivo de minimizar ou até eliminar futuros danos ambientais, a exemplo das enchentes que assolam com freqüência a região.

O coordenador do GTC e presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Antonio Diomário de Queiroz, informa que já existe um plano integrado para contenção de cheias na região que tem as linhas gerais e, a partir dele, está se buscando elaborar projetos para mitigar os efeitos das enchentes em Itajaí e região.

“A Jica vai elaborar o projeto, que deverá ser financiado pelo Estado de Santa Catarina e deve financiar obras estruturais que minimizem os impactos das enchentes”, afirma Queiroz. Ele informa que a primeira etapa do projeto deve custar cerca de US$ 50 milhões.

“Dá para dizer seguramente que com a participação da Jica estamos bem mais próximos de uma solução”, afirma o secretário de desenvolvimento regional de Itajaí, Gilberto Antônio Gadotti. Para ele, a união de diversos projetos isolados em um grande projeto é um bom sinalizador para uma solução concreta.

Roteiro – Além de Itajaí a delegação esteve na capital do Estado, Blumenau, Brusque, Gaspar, Ilhota e Rio do Sul. Após a visita, os japoneses apresentarão aos governos municipais e entidades de classe uma carta de intenção para prestar apoio técnico e financeiro a projetos contra catástrofes naturais, como a ocorrida em novembro do ano passado.

As visitas também servirão para a Jica atualizar estudos feitos na região. Os japoneses estiveram no Vale do Itajaí após as enchentes de 1983 e 1984 para ajudar na elaboração de projetos de prevenção contra novos desastres. Naquela época, foi proposta a construção de um canal extravasor no Rio Itajaí, mas, por questões ambientais e financeiras, ela foi rejeitada.
 
Fonte : Assessoria

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...