Instituto de Olhos Blumenau alerta para riscos de comprar óculos em locais não especializados

Blumenau – Basta circular pelas ruas para perceber o quanto é fácil e barato comprar óculos de sol e até de grau. O problema não está nas óticas e lojas especializadas. Mas sim em locais de venda de produtos sem certificação e garantia de procedência. Um risco que vai além da pirataria. “Comprar óculos sem qualidade pode significar problemas futuros de visão”, comenta o oftalmologista do Instituto de Olhos de Blumenau, Vilmar Setter.

É preciso ficar atento a alguns detalhes. Uma lente de má qualidade pode provocar distorções e causar dor de cabeça, tontura ardência nos olhos e lacrimejamento. No caso dos óculos escuros é importante comprar lentes com proteção contra radiação UVA e UVB. “Se os olhos não estiverem protegidos, podem acontecer complicações, como o aparecimento precoce de catarata, degeneração da retina e das pálpebras e conjuntivite. O melhor é se prevenir e comprar óculos sempre em locais especializados”, explica Setter.

Mas como saber se os óculos possuem filtro? O Instituto de Olhos Blumenau tem um equipamento para fazer a verificação. A orientação é exigir no local da compra a garantia de proteção UV. “Na hora de comprar é melhor exigir o certificado do filtro anti-UV e, na dúvida, fazer o teste”, diz o médico oftalmologista. As grandes marcas costumam ter um adesivo no cristal dizendo que é anti-UV, geralmente UVA e UVB.

AI/Redação 24 horas

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *