Florianópolis – Estão abertas até o dia 3 de setembro as inscrições para o processo seletivo de ingresso no Curso de Estudos Estratégicos em Administração Pública (CEEAP) da ENA Brasil.
É a principal formação oferecida pela Escola de Governo, com duração de 18 meses em período integral, destinada aos servidores públicos vinculados aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da administração direta e indireta das três esferas do Poder Público: Federal, Estadual e Municipal.
De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Vinícius Lummertz, coordenador do grupo especial de Santa Catarina que viabilizou a instalação da ENA em Florianópolis, está previsto um convênio com a Secretaria do Planejamento para abordagem da descentralização administrativa, por meio da análise das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs).
Dentre os avanços a serem atingidos pela fundação, o presidente da ENA Brasil, Rubens de Oliveira, destaca a aproximação com os órgãos federais, os cursos com prefeituras municipais, e segundo sugere o secretário Lummertz, a formação de grupos de trabalho para discutir os problemas de Santa Catarina. “Precisamos fazer um diagnóstico dos principais problemas do Estado, a partir de uma abordagem interinstitucional. Esse conteúdo organizado, em forma de trabalho acadêmico, vai facilitar a tomada de decisões pelos governantes”, considerou Lummertz.
A ENA Brasil, instalada no centro empresarial Corporate Park, foi instituída pelo Governo do Estado em setembro de 2009 em convênio com a École Nationale d"Administration (l"ENA) da França, com os mesmos objetivos: formar gestores públicos comprometidos com altos padrões de eficiência da administração pública, por meio da educação continuada e da prestação de serviços e intercâmbios com instituições nacionais e internacionais.
Atualmente, o Curso de Estudos Estratégicos em Administração Pública conta com 15 alunos, com período integral e dedicação exclusiva. No total, a ENA Brasil tem 540 alunos.
AI/Redação 24 horas