Joinville – A abertura da Semana de Arquitetura e Urbanismo – "Projetando os espaços de lazer da cidade" – que ocorreu nessa segunda-feira (19/10), na Sociesc – Campi Boa Vista, excedeu as expectativas da comissão organizadora. Mais de 300 pessoas, entre estudantes, professores,
profissionais de arquitetura, técnicos da prefeitura e comunidade em geral, prestigiaram o evento que contou com a presença da maioria dos secretários regionais e do prefeito Carlito Merss.
Além da solenidade de abertura, os presentes participaram de palestras sobre arquitetura e urbanismo. A primeira foi com a doutora Raquel Carmin da Fundição Tupy que apresentou o case "Elementos Construtivos em ADF". A segunda palestra ministrada pelo arquiteto Luiz Alberto de Souza, presidente do Ippuj e do Conselho da Cidade de Joinville, abordou o tema "Joinville Hoje". Na sequência, o gerente da Caixa Econômica Federal, Nestor Pautz, apresentou o programa "Redur CEF – Desenvolvimento Urbano com a Caixa". As últimas palestras da noite foram com as arquitetas Silvia Lenzi do IPPUF com o case "Desenvolvimento Urbano" e Valéria Bechara que falou sobre "Mobiliários Urbanos".
O prefeito Carlito Merss, em pronunciamento, manifestou a satisfação em participar da iniciativa que tem por finalidade discutir soluções em arquitetura e urbanismo para as áreas de lazer na cidade de Joinville. "Sinto-me honrado em participar de um evento como esse pois tem como objetivo discutir espaços de lazer para a nossa comunidade", frisou o prefeito. E completou "contamos com vocês para nos ajudar a construir uma cidade mais humana e feliz”.
Durante a semana, os acadêmicos farão visitas a campo e trabalhos em ateliê, sempre acompanhados por professores e profissionais dos escritórios de arquitetura, bem como dos técnicos da Fundação Ippuj. No sábado (24) pela manhã, os grupos vão apresentar as propostas em plenária aberta à população. Os acadêmicos da Sociesc/IST irão aos bairros apresentar suas propostas em data a ser agendada pelos secretários regionais da Prefeitura de Joinville.
Fonte: Assessoría de Imprensa