Balneário Camboriú – As ações que a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico está realizando nas áreas de Marketing e Assessoria de Imprensa foram conhecidas na manhã desta quarta-feira (10) pelos hoteleiros e algumas entidades ligadas ao trade turístico da cidade. Com duração aproximada de duas horas, a reunião que foi promovida no hotel Plaza Camboriú teve como objetivo esclarecer as atividades desenvolvidas e aquelas que ainda estão para acontecer.
Segundo explicou o secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco, é importante que a hotelaria e o trade conheçam o planejamento interno e que possam auxiliar na tomada de decisões. “Assim, poderemos encontrar juntos o melhor caminho, para que o nosso turismo seja resultado da soma de idéias”, analisa Dalvesco, que passou a abertura do encontro para o turismólogo Alexandre Montenegro, responsável pelo departamento de Planejamento e Pesquisa da Secretaria de Turismo.
O diretor de Marketing e Eventos para o Mercosul, Mariano Palmioli, esclareceu a respeito da viagem à Lima, no Peru, e como foi a participação de Balneário Camboriú no encontro. O município atendeu convite feito pela agência Brapetur e Santur – Santa Catarina Turismo, e por isso, ficou restrito a participar sem poder levar outros hoteleiros. O Peru faz parte do planejamento de trabalho da Secretaria de Turismo, que deve abrir um novo mercado exterior por ano, durante a gestão atual.
As ações da Assessoria de Imprensa também foram expostas. De acordo com informações do departamento de Comunicação da Sectur, foi colocada toda a economia em mídia que representaram as matérias publicadas em jornais nacionais e internacionais, sem nenhum ônus para o município. Segundo levantamento feito pela assessora Silvia Bomm, entre janeiro e maio foram produzidos 98 releases, com clipagem de 1.653 matérias veiculadas dentro e fora do Estado, a maioria em mídia impressa e pela internet. O valor economizado está no piso de R$ 818.968,00. Vale lembrar que nem todas as reportagens publicadas chegam à assessoria de imprensa, então esse valor pode ser bem maior.
A apresentação ainda contou com o superintendente do Fundo Municipal de Trânsito da Secretaria de Segurança, Jaime Mantelli, que voltou a explicar sobre o laudo técnico realizado com base na implantação das rotas de trânsito. Sobre esse assunto, o Conselho Municipal de Turismo volta a debater em reunião na próxima semana.
Para finalizar o encontro, a agência de comunicação Tatticas, que detém a conta publicitária da Prefeitura de Balneário Camboriú desde outubro do ano passado, expôs o planejamento de mídia para o encarte de eventos de aniversário do município. Os hoteleiros puderam dar sugestões e o assunto volta a ser discutido com a classe na próxima semana.
Silvia C. Bomm
UNOPress