Joinville – Há um ano, o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, da Rede Estadual de Saúde, iniciou um projeto para tornar-se referência nos atendimentos na área de cirurgia cardiovascular pediátrica. Até agora, foram realizadas 220 cirurgias em pacientes com faixa etária que vai desde recém-nascidos até os 18 anos incompletos.
O novo momento das cirurgias cardíacas para crianças e adolescentes no Hospital Infantil foi motivado pela decisão da Secretaria de Estado da Saúde de transformar a unidade em um centro de referência da especialidade, com cerca de 20 procedimentos por mês. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, a quantidade de procedimentos dobrou.
De acordo com a diretora geral do Hospital Infantil, Irmã Ivete Negreli, os resultados obtidos têm superado as expectativas. “O alto grau de complexidade das cirurgias e o grande índice de recuperação apresentado pelos pacientes nos dão a certeza que estamos trilhando o caminho certo”, destaca a diretora.
A ampliação do serviço teve impacto em diversos setores do hospital e exigiu uma reestruturação da parte técnica e da estrutura disponível, além da aquisição de equipamentos e treinamento para a equipe. O avanço mais significativo foi a inauguração da UTI Cirúrgica, que garante aos pacientes local adequado e atenção integral no pós-operatório.
A equipe de trabalho é composta por seis cirurgiões cardíacos, coordenados pelo médico Leonardo Andrade Mulinari, além da equipe clínica de quatro cardiologistas. No suporte aos pacientes após a realização dos procedimentos, sete médicos atuam em regime de plantão 24 horas por dia na UTI Cirúrgica. Durante o período de internação, o paciente também recebe atendimento da equipe multidisciplinar e cuidados da enfermagem.
A pequena Rebeca Fachinni, de dois anos, foi uma das pacientes submetidas a uma operação cardiovascular no Hospital Infantil. “A batida do coração da Rebeca hoje é outra, minha filha mudou depois da cirurgia. Hoje ela pode brincar, se alimentar e se desenvolver normalmente”, conta Meibel Andreia da Silva Fachinni, mãe da paciente.
O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria faz parte da rede de hospitais da Secretaria de Estado da Saúde e atua desde 2008 sob a gestão da Organização Social Hospital Nossa Senhora das Graças. Todos os atendimentos oferecidos pela unidade são gratuitos e custeados pelo SUS, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina.
Ana Paula Bandeira
ai/UNO