Brusque – Mobilidade e acessibilidade são duas palavras que também estão presentes no vocabulário do Governo Municipal. Na manhã desta terça-feira, 22, data em que o planeta comemorou o Dia Mundial Sem Carro, a Prefeitura de Brusque lançou oficialmente a implantação de mais de 20 quilômetros de ciclofaixas nas ruas do município. O ato ocorreu na Avenida Lauro Müller, em frente ao Estádio Augusto Bauer, e contou com a presença do prefeito de Brusque, Paulo Eccel, de autoridades, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Escolas Municipais e Estaduais e de entidades que apoiam a criação desse espaço cicloviário.
Para o coordenador da equipe de ciclismo do Clube Esportivo Paysandú e ciclista profissional, Eduardo Gohr, a implantação das ciclofaixas no município é um passo importante para a valorização dos ciclistas. “É uma reivindicação de vários municípios e a prefeitura de Brusque está de parabéns por essa iniciativa e pela essa coragem de estar iniciando a implantação das ciclofaixas. A bicicleta é um meio de transporte alternativo e extremamente saudável. Agora, a população brusquense estará utilizando com segurança adequada para o uso da bicicleta”, salientou.
O ciclista profissional, Soelito Gohr, acredita que as ciclofaixas irão proporcionar mais segurança para quem é adepto ao meio de transporte. “A implantação será uma evolução para a cidade, porque a cidade estava precisando disso. Assim, vai facilitar bastante para as pessoas que pedalam, que utilizam a bicicleta para trabalho ou lazer. Além disso, as ciclofaixas diminuirão o índice de acidente”, disse.
De acordo com o diretor/presidente do Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade, Alexandre Gevaerd, a implantação das ciclofaixas vai criar um novo momento para a cidade. “Hoje, a gente entra agora na era da mobilidade mundial, que prevê o resgate a criação de um espaço para os ciclistas. Prevê também a recuperação dos passeios, a modernização dos transportes coletivos, a mudança de trânsito e, principalmente, a mudança de comportamento” explicou.
Para Gevaerd, as ciclofaixas fazem parte de um novo planejamento urbanístico e de consciência para a cidade de Brusque, “Todos nós temos condições de contribuir para que as cidades sejam mais saudáveis, menos barulhentas, menos estressadas. E a ciclofaixa é, seguramente, um brinco nesse processo de reformulação urbana, que estamos criando na cidade de Brusque”, reiterou.
Durante a cerimônia, o prefeito de Brusque, Paulo Eccel, fez a pintura do símbolo horizontal para oficializar a implantação das ciclofaixas e enfatizou a importância de Brusque receber um espaço adequado para o ciclista. “No dia de hoje, Brusque entrou no mapa do mundo da mobilidade. A partir de hoje, damos início ao processo de criação das ciclofaixas. Serão 27 quilômetros de ciclofaixas em nossa cidade. A ideia da ciclofaixa é que a gente utilize esse meio de transporte que proporciona tanta saúde, mas que com o passar do tempo foi sendo abandonado devido à falta de segurança, por precisar disputar espaço com carros e motos”, salientou.
ai/UNOPress