Golpe do Asterisco continua fazendo vítimas

Itapema – O Golpe do Asterisco, já conhecido pela maioria dos moradores de Itapema, volta a atingir o município. Desde o início do mês, cerca de 30 pessoas foram vítimas do golpe que está atingindo todas as faixas etárias. Levando em conta a quantidade de vítimas e a falta de informação de alguns moradores, a Brasil Telecom respondeu oficilamente, ontem, uma solicitação do Procom de Itapema, na qual se prontificou a incluir nas faturas um alerta sobre a fraude.

O GOLPE

A vítima recebe telefonema a cobrar de alguém que diz estar próximo ao local aonde acaba de acontecer um acidente de trânsito grave e com vítima. Em seguida, informa que, junto aos pertences do acidentado, foi encontrado um papel com o nome do titular do telefone e o respectivo número.

A vítima, geralmente assustada com o inusitado e a gravidade da notícia, pede mais informações sobre quem é que se acidentou e qual foi o local do desastre. O golpista então diz estar às margens da BR-101 e passa um número para que o familiar da suposta vítima entre em contato com uma fictícia “Dra. Ângela”. Ela seria a suposta médica que teria atendido a vítima do acidente.

Ao invés de passar um número de telefone, o golpista passa um código de acesso que começa com o símbolo do asterisco, mais dois dígitos, asterisco novamente e uma série de números e ao final deles o símbolo “jogo da velha” (sustenido). Após esta conversa, o usuário de telefone fixo, ainda atordoado com a notícia, realiza o procedimento indicado pelos marginais, digitando o código de acesso e transferindo o uso da linha para os foras da lei. Aí o golpe esta concretizado.

Depois de teclar o código, com asterisco e tudo mais, o usuário percebe que ninguém atende a ligação. Passado o susto, alguns consumidores até já suspeitam se tratar de trote ou golpe. Muitos já percebem que sua linha telefônica apresenta algum problema. De modo geral, estes acessos de telefone continuam a receber ligações a cobrar. E ao atender tais ligações escutam outras pessoas conversando, como se houvesse linhas cruzadas ou espécies de extensões da sua linha telefônica.

FALSA OPERADORA

Além da história do falso acidente, há outro meio fraudulento que vem sendo utilizado pelos golpistas para induzir o consumidor a “discar” o código do asterisco. As conseqüências, no entanto, são as mesmas. Nesta outra versão do golpe, o consumidor recebe uma ligação informando que a operadora está realizando um reparo na linha telefônica e que, para concluir o trabalho, o consumidor deve ligar para a mesma série de números e símbolos relatados para que o reparo seja efetivado. Este é um outro método fraudulento para aplicar o mesmo golpe.

PROCOM

Para entrar em contato com o Procom de Itapema você deve ligar para 151 ou 3368-3032, entre 12h e 18h.
      
Fonte:Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapema

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *