Formação Continuada para Alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino

Itapema – A Secretaria Municipal de Educação de Itapema, entendendo que a ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos, proporcionará momentos de reflexão sobre a prática pedagógica, organizou um curso de 10 encontros quinzenais para a formação docente.
O mesmo possibilitará reflexões sobre os processos de leitura, escrita e das práticas de letramento para professores que atuam nas Classes de Alfabetização (1º ano e 1ª série), de forma que contribuam para o desenvolvimento profissional e para o aprimoramento contínuo do trabalho em sala de aula.

Estes encontros estão sendo realizados desde 19 de maio numa das salas da Escola Bento Elói Garcia, no Bairro Morretes, todas as terças-feiras, alternadamente com as turmas de professores de 1º ano e de 1ª série. O curso está sendo ministrado pela chefe de Educação Fundamental, Maira Kelling Machado, mestranda em Educação. Todos os professores receberão certificado de 80h ao fim do curso.

É importante, então, que o trabalho pedagógico assegure o estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento. Por este pressuposto – flexibilização do tempo para a aprendizagem de diferentes linguagens e áreas – o primeiro ano dos nove passa a ter objetivos próprios, levando-se em conta as características da primeira infância.  
Por entender que a alfabetização da criança pode requerer mais que duzentos dias letivos, e que precisa ocorrer junto à apr endizagem de outras áreas, aumentou-se o tempo dos anos iniciais. O que se procura, com essa ampliação, é dar à criança um período mais longo para as aprendizagens próprias desta fase, inclusive para a aprendizagem da alfabetização.

Segundo parecer da Secretaria de Educação Básica, o primeiro ano é uma possibilidade para qualificar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e do letramento. Considerando a referência publicada pelo MEC, recém lançada, referentes ao currículo de Nove Anos, já podemos vislumbrar um currículo que “esticará” o tempo de aprendizagem das diferentes áreas e da alfabetização na perspectiva do letramento, oportunizando à criança ainda o tempo do brincar e de algumas rotinas que se entenderem necessárias.

Temas Abordados:

Alfabetização e Letramento
Práticas de leitura e de escrita
Dificuldades de aprendizagem
O fracasso escolar
Formas de organização do trabalho
Intervenções pedagógicas
Recursos didáticos
Acompanhamento, planejamento e avaliação
Currículo do Ensino Fundamental para 9 anos

Fonte:Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapema
     

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