Tubarão – A instalação da estação hidrometeorológica nas proximidades da ponte Orlando Francallaci foi tema de uma reunião nesta quinta-feira (16), no Centro de Monitoramento dos Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), em Florianópolis. Participaram do encontro o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques e o chefe de Divisão de Prevenção e Preparação, Caio dos Reis, além de técnicos do Ciram.
“Discutimos algumas definições técnicas para permitir o acoplamento dos equipamentos ao abrigo nesta estação da Agência Nacional de Águas (ANA). Tivemos ainda a apresentação da Sala de Situação do Ciram (que faz o acompanhamento das informações das estações automáticas da ANA na Bacia do Rio Itajaí e de São Martinho na nossa bacia), ambiente que pretendemos instalar na Defesa Civil em Tubarão”, relata Rafael.
No Ciram, o grupo foi recebido pelo coordenador, Edson Silva e pelos pesquisadores Guilherme Xavier de Miranda Jr. e Yuri Vieira de Oliveira. “Foi bastante interessante porque nesta conversa abriu-se um canal de conversação para realizarmos cursos de capacitação e troca de informações na área de hidrometeorologia”, avalia Rafael.
Rio do Pouso – Uma segunda estação da ANA deve ser instalada em Tubarão. O local já tinha sido definido, em uma propriedade rural no Rio do Pouso, no entanto, o dono do terreno voltou atrás na decisão. “Estamos conversando com outros moradores da localidade que possuam locais apropriados para a instalação do abrigo e da estação, e assim sendo teremos que aguardar para começarmos a obra do abrigo nesta comunidade”, afirma Rafael.
UFSC – O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques e o chefe de Divisão de Prevenção e Preparação, Caio dos Reis, também participaram do lançamento do projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água patrocinado pela Petrobras e elaborado pela Ufsc/Embrapa e Epagri. O evento ocorreu em Florianópolis, no auditório do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Ufsc. “Este projeto têm vários objetivos e um deles é a capacitação da gestão das bacias hidrográficas, visando o bom uso dos recursos da água. Nossa participação foi com intuito de inserirmos Tubarão no projeto”, adianta Rafael.
ai/UNO