Abelardo Luz – A Escola de Ensino Médio "Paulo Freire", localizada no assentamento José Maria, interior de Abelardo Luz, vem adotando novas práticas pedagógicas, com base na realidade do campo, para melhorar a qualidade de ensino. As mudanças fazem parte do trabalho do novo Projeto Político Pedagógico que foi destaque no 2º Congresso Regional de Docência e Educação Básica: profissionalização e valorização docente em perspectivada, realizado na Unoes Campus de Xanxerê, no mês de maio.
A diretora do estabelecimento, Edilaine Aparecida Vieira, explica que o processo de reconstrução do PPP, que iniciou em 2007, vem sendo adaptado cada vez mais à realidade e necessidades da comunidade escolar. "Nossa escola há algum tempo já vem repensando suas práticas pedagógicas e ao mesmo tempo buscando métodos de aproximação da escola com a comunidade, que também vem sentindo essa necessidade", ressalta.
Segundo Edilaine, a escola precisa deixar de atender apenas a especificidade de escolarização para fazer parte de algo maior, que diz respeito à própria vida dos sujeitos que nela estão inseridos. "A educação precisa de fato acontecer em qualquer outro espaço de interação com a natureza, com a família e com a vida em comunidade", explica.
O trabalho de reconstrução do PPP foi construído em várias etapas: reconhecimento dos sujeitos que fazem parte da escola e às famílias; debate entre educadores, coordenadores das turmas e representantes dos pais sobre a escola ideal que garanta a permanência destes jovens no campo; plenárias para discutir regras, formas de organização da escola em tempo e espaço; aprovação e socialização do Projeto Político Pedagógico.
"Já na primeira etapa percebemos o resultado desta ação. Era visível a expressão de satisfação dos educadores ao retornar a sala de aula como também dos pais que começaram a freqüentar mais a escola", relata Edilaine, ao lembrar que a partir deste ano, a escola está passando por profundas reformulações com a oferta do Curso Integrado Técnico em Agroecologia, um dos frutos das discussões do Projeto Político Pedagógico.
"Os sujeitos mudam e não é aceitável que o PPP seja um documento estático. É importante reforçar que ele tem identidade, tem princípios e valores que reflete a comunidade. As mudanças que, por ventura, vierem acontecer não podem eliminar sua essência, uma vez que foi construído pela comunidade", finaliza.
Fonte:Márcio Magedanz
Assessoria de Comunicação e Informação