Blumenau – A Central de Reconstrução de Blumenau prossegue com o trabalho de vistoria e conscientização junto aos moradores das áreas de risco. Nesta terça-feira, dia 15, a equipe concentrou os trabalhos no Morro da Coripós, Dois caminhões e retro escavadeira retiraram escombros do Morro para evitar que os materiais venham abaixo e compliquem a situação dos moradores. A ação da equipe prossegue nesta quarta-feira, dia 16, na área do Morro da Coripós.
Nesta localidade, 220 residências foram atingidas, sendo que em 72 foram retirados escombros. Mais 80 devem ser demolidas. Segundo Neusa Pasta Felizetti, secretária-adjunta de Defesa Civil e coordenadora da Central de Reconstrução, houve comum acordo com os moradores, que autorizaram as demolições. De acordo com a coordenadora, geólogos estão visitando o local para verificar novos problemas.
No período matutino, por exemplo, as máquinas trabalharam na demolição de casas abandonadas da Rua Maestro Francisco Baumgarten, bairro Escola Agrícola. O local foi um dos mais atingidos pela tragédia de novembro do ano passado.
Durante a ação, promovida pela Central de Reconstrução (equipe de profissionais da prefeitura encarregados dos projetos de reconstrução da cidade após a enchente de novembro), proprietários de imóveis abandonados e que oferecem perigo a casas que podem ser habitadas também serão notificados pela equipe de técnicos que visitará os locais. Dependendo da situação, o imóvel também poderá ser demolido.
Os relatórios serão encaminhados à Procuradoria do município que, dependendo do caso, vai tomar medidas jurídicas para a retirada das pessoas. Aos moradores em áreas de risco, que são aproximadamente mil famílias atualmente, a prefeitura oferece programas habitacionais como o auxílio-aluguel ou as moradias provisórias, dependendo da situação financeira de cada caso.
Fonte: Assessoría de Imprensa