sábado, janeiro 25, 2025

Entidades de Joinville apoiam prefeitura para cobrar do Estado e da União recursos para a saúde

Joinville – As entidades de Joinville apoiam Prefeitura de Joinville para de forma organizada reivindicar do Governo do Estado e do Governo Federal uma contrapartida maior no repasse de recursos para a área da saúde.

Atualmente o município vem aplicando 37% do seu orçamento para o setor de saúde, enquanto que o repasse obrigatório estabelecido por lei é de 15%. Esse incremento está deixando a Prefeitura sem dinheiro para atender prioridades de outras áreas, como a de infraestrutura (zeladoria da cidade) e o pagamento de desapropriações.

Esse posicionamento foi acordado durante reunião do Conselho das Entidades realizada na manhã desta quinta-feira (21/08), na sede da Prefeitura, com a participação do prefeito Udo Dohler e diretores da Associação Comercial e Empresarial de Joinville (ACIJ), da Associação de Joinville e Região da Pequena e Média Empresa (Ajorpeme), da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac).

Durante o encontro, o vice-presidente da ACIJ, Moacir Bogo, questionou por que Joinville é obrigado a bancar procedimentos que deveriam ser de responsabilidade do Governo do Estado. “Se o Hospital Municipal São José atende pacientes de outros municípios, quem deveria pagar por estes procedimentos é o Governo do Estado e não o município”, observou.

Essa ação das entidades envolverá também outros temas de relevância para a cidade, como a autonomia do Campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina e a segurança pública, que já foi debatida em encontro nesta semana em Florianópolis. “Nunca o poder público e a sociedade civil estiveram tão próximos. Conversamos com as entidades de classe, com as associações de moradores, clubes sociais e com a igreja”, comentou o prefeito Udo Döhler.

Os empresários ouviram do prefeito o relato que a Prefeitura trabalha um déficit mensal de R$ 5 milhões, mesmo com incremento de receita. Essa foi a segunda reunião do Conselho das Entidades com a Prefeitura.

Boa parte do secretariado participou do encontro e apresentou esclarecimentos sobre os pontos discutidos. Entre os temas analisados estavam a Lei do Ordenamento Territorial (LOT), duplicação da avenida Santos Dumont, a destinação do lixo eletrônico e de lâmpadas fluorescentes, fiscalização na área central, ações de prevenção às cheias e o funcionamento dos projetos Atender e Legal.

Participantes da reunião com o Conselho de Entidades:

Das entidades:

Carlos Grendene – Presidente da CDL

Rosi Dedekind – Presidente da Ajorpeme

Álvaro Bogo – Vice-presidente da ACIJ

Moacir Bogo – Vice-presidente da ACIJ

Da Prefeitura:

Udo Döhler – Prefeito

Nelson Corona – Secretário da Fazenda

Francisco José da Silva – Secretário de Segurança Pública e Proteção Civil

Jalmei Duarte – Secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico

Wladimir Constante – Presidente da Fundação IPPUJ

Raulino Esbiteskoski – Presidente da Fundação Turística

Paulo Renato Vecchetti – Diretor executivo da Seinfra

Diego Rosa
UNO

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...