Joinville – As entidades de Joinville apoiam Prefeitura de Joinville para de forma organizada reivindicar do Governo do Estado e do Governo Federal uma contrapartida maior no repasse de recursos para a área da saúde.
Atualmente o município vem aplicando 37% do seu orçamento para o setor de saúde, enquanto que o repasse obrigatório estabelecido por lei é de 15%. Esse incremento está deixando a Prefeitura sem dinheiro para atender prioridades de outras áreas, como a de infraestrutura (zeladoria da cidade) e o pagamento de desapropriações.
Esse posicionamento foi acordado durante reunião do Conselho das Entidades realizada na manhã desta quinta-feira (21/08), na sede da Prefeitura, com a participação do prefeito Udo Dohler e diretores da Associação Comercial e Empresarial de Joinville (ACIJ), da Associação de Joinville e Região da Pequena e Média Empresa (Ajorpeme), da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac).
Durante o encontro, o vice-presidente da ACIJ, Moacir Bogo, questionou por que Joinville é obrigado a bancar procedimentos que deveriam ser de responsabilidade do Governo do Estado. “Se o Hospital Municipal São José atende pacientes de outros municípios, quem deveria pagar por estes procedimentos é o Governo do Estado e não o município”, observou.
Essa ação das entidades envolverá também outros temas de relevância para a cidade, como a autonomia do Campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina e a segurança pública, que já foi debatida em encontro nesta semana em Florianópolis. “Nunca o poder público e a sociedade civil estiveram tão próximos. Conversamos com as entidades de classe, com as associações de moradores, clubes sociais e com a igreja”, comentou o prefeito Udo Döhler.
Os empresários ouviram do prefeito o relato que a Prefeitura trabalha um déficit mensal de R$ 5 milhões, mesmo com incremento de receita. Essa foi a segunda reunião do Conselho das Entidades com a Prefeitura.
Boa parte do secretariado participou do encontro e apresentou esclarecimentos sobre os pontos discutidos. Entre os temas analisados estavam a Lei do Ordenamento Territorial (LOT), duplicação da avenida Santos Dumont, a destinação do lixo eletrônico e de lâmpadas fluorescentes, fiscalização na área central, ações de prevenção às cheias e o funcionamento dos projetos Atender e Legal.
Participantes da reunião com o Conselho de Entidades:
Das entidades:
Carlos Grendene – Presidente da CDL
Rosi Dedekind – Presidente da Ajorpeme
Álvaro Bogo – Vice-presidente da ACIJ
Moacir Bogo – Vice-presidente da ACIJ
Da Prefeitura:
Udo Döhler – Prefeito
Nelson Corona – Secretário da Fazenda
Francisco José da Silva – Secretário de Segurança Pública e Proteção Civil
Jalmei Duarte – Secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico
Wladimir Constante – Presidente da Fundação IPPUJ
Raulino Esbiteskoski – Presidente da Fundação Turística
Paulo Renato Vecchetti – Diretor executivo da Seinfra
Diego Rosa
UNO