Videira – Professores da Rede Municipal de Ensino de Videira participaram nesta segunda-feira (5) de mais uma capacitação para aperfeiçoar a metodologia adota em sala de aula. O tema desta vez foi a Literatura Infantil, que foi abordado pela palestrante Marilena Deton, professora da Unoesc de Joaçaba, que trabalhou num primeiro momento com a parte teoria e posteriormente com oficina.
Segundo as coordenadoras pedagógicas da Secretaria – Mara Lucia Secchi Mezaroba e Terezinha Antunes de Lima, ,desde o início do ano letivo a equipe pedagógica da Secretaria de Educação vem trabalhando o projeto “A Escola Lê, Interpreta e Escreve” e este curso veio trazer subsídios para os professores melhorarem sua prática pedagógica. “A escola hoje, é um espaço privilegiado, em que deve ser lançado as bases para formação dos indivíduos. É nesse espaço que privilegiamos os estudos literários, pois, de maneira mais abrangente do que qualquer outro, eles estimulam o exercício da mente; a percepção do real; as múltiplas significações; a consciência do “eu” em relação ao outro; a leitura do mundo em vários níveis e principalmente dinamizam o estudo e conhecimento da língua, da expressão verbal significativa e consciente”, diz Maraschin.
O secretário de Educação – Roberto Maraschin Primo aponta que a prerrogativa é que os professores dos primeiros anos da escola trabalhem diariamente com a leitura, pois esta se constitui em material indispensável, que aflora a criatividade infantil, a aventura e a fantasia. “Ao estimularmos a leitura, estamos contribuindo não apenas com o desenvolvimento intelectual dos alunos, mas também favorecendo formas de lazer, diversão e prazer”, diz.
Maraschin explica ainda que a capacitação continuada para os professores da Rede Municipal de Ensino de Videira, é um dos itens do Plano de Governo de Governo de Carelli e Dr. Jorge que está sendo cumprido criteriosamente. “Ao investirmos nos professores estamos investindo na qualidade do ensino ofertado pelo município e conseqüentemente em uma geração futura mais desenvolvida e capacitada, por isso, não temos medido esforços nesse setor”.
Fonte: Assessoría de Imprensa