Educação de Jaraguá do Sul comemora sucesso do projeto Livro Livre

Jaraguá do Sul – Cerca de 400 pessoas, entre estudantes, professores, escritores, ilustradores, gestores da educação jaraguaense e representantes das empresas Weg S/A e Edepel Embalagens Ltda prestigiaram a cerimônia de encerramento do projeto Livro Livre 2010, ocorrida na tarde da última sexta-feira (26) no pavilhão A do Parque Municipal de Eventos. A iniciativa é um programa de conscientização ambiental no qual alunos da rede municipal de ensino trocam lixo reciclável por livros.
 
Aproximadamente 14 mil estudantes de 32 escolas arrecadaram, entre os meses de abril e novembro, 180 toneladas de lixo reciclável e receberam em troca cerca de 100 mil livros desenvolvidos por escritores e ilustradores catarinenses. Entre as pessoas presentes no evento estavam o secretário da Educação, Silvio Celeste Bard; a diretora de Ensino Fundamental, Sirley Maria Schappo; e a idealizadora do projeto, escritora Cristina Marques. Palavras de agradecimento aos estudantes e às empresas patrocinadoras e apoiadoras, exposição de cartazes e objetos alusivos à campanha e 12 apresentações artísticas marcaram a tarde comemorativa.   
 
“Estamos contribuindo para um mundo muito melhor. Imagine o impacto ambiental de 180 mil quilos de lixo jogados na natureza? Estudantes, professores, diretores de escolas, voluntários, servidores da Secretaria da Educação, escritores, ilustradores e as empresas envolvidas neste projeto estão de parabéns”, disse emocionada Cristina Marques. 
 
O projeto Livro Livre é realizado pelo Instituto Evoluir, de Blumenau, que contratou a empresa jaraguaense Edepel para que recolha e compre os materiais reciclados das escolas. No final do ano, todas as unidades de ensino envolvidas no programa enviarão um relatório ao instituto informando a quantidade de material reciclável entregue pelos alunos, o número de livros distribuídos e qual o destino do dinheiro arrecadado. A Weg, parceira da campanha através da Lei Rouanet, é responsável pelos custos de edição e tiragem dos exemplares.
 
ai/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *