Florianópolis – A EEB Pero Vaz de Caminha, de Florianópolis, recebeu na manhã desta quarta-feira, a visita de cinco diretores de escolas da Grã-Bretanha. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura e os projetos desenvolvidos no local. Esta é quarta unidade de ensino catarinense que os europeus visitam. Eles ressaltaram que a maior diferença entre o ensino nos países é a relação dos professores com os alunos.
Os diretores comentaram que, no Brasil, os professores são mais afetuosos com os alunos, têm o hábito de abraçar e acolher, enquanto no Reino Unido a relação é mais distante. Eles também ficaram bastante impressionados com os trabalhos produzidos pelos estudantes em diversos projetos que a escola desenvolve, como maquetes e pinturas. Os estudantes da 8ª série tiveram a oportunidade de conversar com os britânicos, respondendo às dúvidas deles e também fazendo perguntas.
A diretora da EBB Pero Vaz Caminha, Teresinha Lisabeth Becker Coelho, esteve em Londres no ano passado, juntamente com outros diretores de escolas do Brasil, conhecendo as unidades escolares daquele país, com o objetivo de agregar métodos e técnicas pedagógicas de ensino. Já implantamos muitas mudanças na escola que aprendi em Londres, como o planejamento estratégico e o enfoque positivo nas ações dos alunos,
Após a visita, os diretores foram convidados para um almoço preparado pelas merendeiras da escola. Na parte da tarde, eles seguem para Águas Mornas, onde irão conhecer a EEB Coronel Antônio Lehmkuhl. A viagem faz parte do projeto Liderança nas Escolas, uma iniciativa do British Council em parceria com o Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED), cuja meta é estreitar os laços entre países do Reino Unido e América Latina.
Finalizada a etapa de visita às instalações escolares, os diretores estrangeiros, junto dos diretores das escolas catarinenses, vão se reunir, na quinta e na sexta-feira, no Instituto Estadual de Educação, também na Capital, para debater os resultados da visita e compartilhar idéias sobre os desafios e avanços percebidos na realização desta troca de experiências.
Fonte:Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação