Brasília – A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, fez hoje sua primeira aparição pública sem a peruca que usava desde que se submeteu a quimioterapia para tratar um câncer no sistema linfático. Em setembro os médicos anunciaram que o tratamento tinha sido bem sucedido e que a ministra estava livre da doença.
Dilma participou esta manhã do lançamento do programa Nacional de Direitos Humanos e da entrega do Prêmio Nacional de Direitos Humanos.
Em abril, a ministra foi operada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para retirada de um nódulo na axila. O diagnóstico foi de linfoma, um tipo de câncer, e o tratamento começou com sessões de quimioterapia. Na segunda etapa, ela foi submetida a sessões de radioterapia.
Antes de discursar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o novo visual da ministra Dilma. Ele disse que havia pedido à ministra que deixasse de usar a peruca há mais tempo. “Vocês perceberam que a Dilma está de cabelo novo. Não é peruca, é o cabelo normal dela. Estou pedindo para ela tirar a peruca há 1 mês e hoje ela tirou, acho que foi em homenagem à Inês [Inês Etienne Romeu, uma das premiadas durante a cerimônia de hoje].
O vice-presidente José Alencar disse que o novo visual da ministra “está moderno”. “Eu já passei por isso, meu cabelo também caiu, agora está nascendo. Está bonito o cabelo dela, está moderno”.
Luana Lourenço/ABr