Itajaí – O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas. Em Itajaí, a Secretaria Municipal de Saúde promove o primeiro Evento Científico, envolvendo profissionais médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, bem como representantes da sociedade civil organizada.
Além do encontro, estarão expostos até o final do dia no Átrio da Prefeitura, os trabalhos dos alunos da rede estadual e municipal de ensino focados na Prevenção em DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais. Já os profissionais que atuam no Projeto de Prevenção Porto Saudável, juntamente com o Porto de Itajaí e APM Terminals, promovem, durante o dia, um pedágio com a distribuição de kits de prevenção as DSTs/Hiv/Aids, em frente ao gate 1 do Porto de Itajaí.
As ações do Dia Mundial de Luta Contra a Aids deste ano estão voltadas para os profissionais de saúde da rede pública, com ênfase no diagnóstico precoce do HIV. Com o tema “Faça seu Exame – HIV/AIDS/Sífilis e Hepatites Virais.
O diagnóstico precoce só depende de você !”, as estratégias do 1º de dezembro terá como objetivos principais, dar maior visibilidade às questões dos que vivem com HIV/AIDS/Sífilis/Hepatites Virais, combater o estigma e a discriminação que recaem sobre as pessoas vivendo com HIV/AIDS, fazer com que as pessoas reflitam sobre seus próprios comportamentos, estimular o uso do preservativo, estimular diagnóstico precoce do HIV, Sífilis e Hepatites.
Confira a programação do Evento Científico:
8h45min às 10h30min – Síndrome Retroviral Aguda – Dr. Carlos Manoel Correa
11h15min às 12h – Co-Infecção – Dr. Volmem Pereira
14h às 16h – Transmissão Vertical – Dra. Betina Klein
16h15min às 18h – Direitos Humanos e AIDS – Andrieta Kretz Vivian
ai/UNO