Itajaí – Codetran solicita que motoristas evitem trafegar na Rua Francisco Canziani, estrada de Cabeçudas, devido a possibilidade de deslizamento de encosta na Praia da Atalaia.
Toda a equipe da Defesa Civil esteve mobilizada durante todo o dia e noite de ontem (21) e madrugada de hoje (22) monitorando os efeitos das fortes chuvas e orientando a população afetada com alagamentos ou em áreas de risco. Houve pontos de alagamentos no município conforme previstos nos boletins anteriores. A Defesa Civil informa que continua em estado de ATENÇÃO devido à previsão de mais chuvas para hoje.
Informa, também, que já havia um plano montado juntamente com Corpo de Bombeiros e a CODETRAN para fazer frente a esta operação, além de ter preparado dois abrigos públicos em caso de necessidade do evento ter maiores proporções. Não há desabrigados no município até o momento.
A Codetran informa aos motoristas que evitem transitar na Rua Francisco Canziani, estrada de Cabeçudas, devido à avaliação que técnicos estão fazendo de deslizamento ocorrido no morro da Praia da Atalaia. Há possibilidade da via ser interditada.
ALAGAMENTOS:
TIVEMOS ALAGAMENTOS NOS BAIROS DE CORDEIROS PARTE BAIXA, MURTA, PORTAL-1 E LOTEAMENTO SANTA REGINA 07 RUAS FORAM INTERDITADAS.
AS EQUIPES COORDENADAS PELA DEFESA CIVIL FORAM DIVIDIDAS PARA AS ÁREAS DE RISCO JÁ MAPEADO ANTERIORMENTE
ENCOSTAS:
TIVEMOS TAMBÉM PONTOS DE PEQUENOS ESCORREGAMENTOS NAS ENCOSTAS QUE ESTÃO SENDO VISTORIADAS PELO GEOLOGO E A EQUIPE OPERAÇÕES DA DEFESA CIVIL NESTE MOMENTO.
RIOS:
AS CONDIÇÕES DOS RIOS ESTÃO NORMAIS NO MOMENTO EM ITAJAI, BLUMENAU E BRUSQUE.
TODAS AS BARRAGENS A MONTANTE OPERAM EM SITUAÇÃO DE NORMALIDADE.
Chuva acumulada nas últimas 24h em Itajaí- 70mm.
Possibilidade precipitação: para hoje é de 90 % 50mm.
Previsão do tempo para hoje :
Tempo instável com céu encoberto e chuva em boa parte do dia. Entre a tarde e a noite, ocorre chuva de intensidade moderada a forte, com risco de temporal isolado, especialmente do centro ao leste do estado. Os volumes podem atingir a casa dos 100 mm em alguns pontos. Mantém-se o risco de alagamentos, e deslizamentos.
Temperatura elevada e com pouca variação e sensação de ar abafado.
A Defesa Civil reforça para que as pessoas fiquem atentas a qualquer movimento de terra ou rochas próximo às suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, a família deve sair de casa e acionar a Defesa Civil Municipal (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). Pede-se ainda que as famílias não transitem em áreas alagadas, para o risco de se machucarem ou serem arrastadas pela correnteza, especialmente próximo a córregos ou pontes com pontos de alagamento.
A Defesa Civil de ITAJAÍ recomenda acompanhar os Boletins desta COMDEC.
ai/UNO