Guaraciaba – O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Guaraciaba em parceria com a Epagri está promovendo curso de conservas salgadas para as famílias das hortas comunitárias. O primeiro grupo a ser contemplado foi de Linha Ouro Verde, quando participaram 18 mulheres e nesta semana serão beneficiadas as famílias da horta comunitária do Bairro Santa Terezinha. Sob a coordenação da extensionista social da Epagri, Graziela Schnorr, as participantes aprenderam a fazer conservas de pepino, picles (cenoura, vagem e couve flor) e molho de tomate concentrado.
Conforme a psicóloga Maria Carolina da Silveira, que coordena o projeto das oficinas de Inclusão Produtiva, o curso objetiva ensinar as famílias a aproveitarem todo o alimento que produzem através das hortas comunitárias. Além disso, incentiva as famílias a cultivar e consumir alimentos saudáveis como hortaliças e legumes e também contribui com a renda familiar. Para Maria Carolina, esse espaço de aprendizagem e troca de conhecimento, fortalece a organização das famílias, indo ao encontro do objetivo proposto pelo Cras que é possibilitar autonomia e cidadania ao público atendido.
O curso de conservas salgadas agrega dois importantes projetos que são as Oficinas de Inclusão Produtiva e as Hortas Comunitárias, desenvolvidos pelo Cras com o objetivo de possibilitar alternativas de trabalho às famílias de baixa renda, com prioridade para as famílias do Bolsa Família. Na quinta-feira, dia 25, acontecerá intercâmbio entre as famílias das três hortas comunitárias, na Linha Ouro Verde, a partir das 14h.
AI/Redação 24 Horas