Criciúma abre a Semana da Pátria no largo da Bandeira

 

Criciúma – Depois de dias seguidos de chuva intensa, a manhã ensolarada de hoje (1), foi propícia para a abertura da Semana da Pátria, em Criciúma. O ato realizado no Largo da Bandeira, no Parque Centenário contou com a presença dos estudantes de quatro escolas da rede municipal de ensino e suas respectivas fanfarras. A participação do 28º GAC também abrilhantou a solenidade cívica com a apresentação do Hino Nacional e o Hino à Bandeira.

“Hoje nós estamos iniciando a semana da pátria, na qual os alunos irão refletir sobre o que é democracia. Eles devem aprender a valorizar a pátria e a cidadania”, enfatiza a secretária do sistema de Educação, Roseli Maria De Lucca Pizzolo.

Com o tema “Criciúma valorizando o esporte, cultura e lazer”, o evento foi marcado pela condução do fogo simbólico realizado pelos agentes de trânsito da Autarquia de Segurança e Trânsito de Criciúma (ASTC), a dobra da bandeira feita pelos alunos da escola municipal Dionízio Milioli e o arriamento e hasteamento pela secretaria do sistema de Educação.

“O fogo simbólico significa o amor pela pátria e o objetivo do nosso Governo é justamente resgatar os valores do amor e da importância a nação brasileira. Que todos venham entender o significado da data e o que ela representa para todos nós brasileiros”, destaca o prefeito Clésio Salvaro.

O coronel Allão agradeceu o convite feito ao 28º GAC e destacou seu sentimento e respeito às palavras e cores da bandeira. “É um momento de refletir sobre as cores do nosso símbolo perene. Não adianta de nada as cores se não soubermos progredir com ordem. Ordem é lutar e progredir como nossos direitos e deveres”, finaliza o coronel.

No final do ato, as fanfarras percorreram ao redor do paço municipal realizando uma demonstração de civismo. O evento foi promovido pela secretaria do sistema de Educação e antecedeu o tradicional desfile cívico de sete de setembro. 

Amanhã (2), as chamas estarão acesas na Escola do Sesi. Sábado (3), será a vez de a Praça Nereu Ramos receber o fogo simbólico. Na segunda-feira (5), será a vez da Escola Estadual Ignácio Stakowski, na Próspera e no dia 6, o Colégio Michel. 

Segundo a secretária da pasta, durante esta semana as escolas começarão a refletir com seus alunos o verdadeiro sentido da semana da Pátria.

Sete de setembro

A celebração à pátria ocorrerá na Avenida Gabriel Zanette e mais uma vez será palco para os desfiles que terão a presença de 43 escolas e entidades.

Para que pais, alunos e outras pessoas possam prestigiar as apresentações e estejam bem acomodadas, as arquibancadas podem abrigar cerca de duas mil pessoas. Neste dia o ato de abertura do desfile cívico ocorrerá 7h45min com o pronunciamento das autoridades e logo após às 8 horas, o desfile.

Roseli Maria De Lucca Pizzolo 
ai/ocapress

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *