Joinville – Cada Centro de Referência à Assistência Social (Cras) está recebendo uma média de 1.200 atendimentos por mês. O trabalho, mantido pela Secretaria de Assistência Social, atrai a população de maior vulnerabilidade social, sendo o Cras considerado até mesmo como uma “secretaria” no bairro.
Entre os serviços disponibilizados estão:
Programa de Atendimento Integral à Família (Paif);
acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade social assegurando a proteção social por meio de ações preventivas;
atendimento em grupos socioeducativos e de convivência e fortalecimento de vínculos de crianças, adolescentes, famílias, idosos; e atendimento de inclusão produtiva e geração de renda.
O município conta com cinco unidades de Cras:
Jardim Paraíso;
Parque Joinville;Paranaguamirim;
Morro do Meio e Adhemar Garcia.
Os que mais registram atendimentos são as unidades dos bairros Paranaguamirim e Jardim Paraíso, cada qual com 1.400 atendimentos por mês. Nesta época, a maior procura é por roupas e cobertores, principalmente este ano em que o inverno está sendo mais intenso.
Ainda em 2011, o Cras do Jardim Paraíso e do Adhemar Garcia terão concluídas suas sedes próprias. O Adhemar Garcia está em fase de construção com previsão de término em novembro. Já a obra da unidade do Jardim Paraíso deve iniciar neste segundo semestre, o projeto está em fase de conclusão.
SERVIÇO:
– CRAS ADHEMAR GARCIA: Rua Alwino Hansen, s/n anexo ao CAIC – 3438.3636
– CRAS MORRO DO MEIO: Rua do Campo, 664 – 3454.9092
– CRAS JARDIM PARAÍSO: Avenida Júpiter, 1545 – 3427.2980
– CRAS PARANAGUAMIRIM: Rua Antônio Wronske, 305 – 3438.8065
– CRAS PARQUE JOINVILLE: Rio do Ferro – Rua Helena Casagrande, 1218 – 3437.7359