A recente viagem internacional feita à Europa pelo Governador Raimundo Colombo (PSD), começa a render frutos. A Gomes da Costa, do grupo espanhol Calvo e líder nacional em vendas de pescados enlatados, com um faturamento anual de 800 milhões de dólares, vai investir em Lages.
A notícia foi repassada na noite da última quarta-feira (22), em Lages, pelo deputado Elizeu Mattos (PMDB), um dos integrantes da comitiva oficial do governador e responsável pela agenda que reuniu o grupo catarinense com a direção da empresa, na Espanha, em maio último. O parlamentar esteve no Parque de Exposições, onde aconteceu a Festa Nacional do Pinhão, acompanhado pelo presidente da Gomes da Costa no Brasil, o espanhol Alberto Encinas e o diretor da Vossko em Lages, Joachim Gerecht, quando foram recebidos pelo presidente da Acil, o empresário Roberto Amaral.
De acordo com Elizeu Mattos, o empresário espanhol passou o dia 22 conhecendo as instalações da Vossko e saiu satisfeito com o trabalho desenvolvido pela empresa alemã em Lages. No final da reunião o parlamentar fez questão de ligar para o governador Raimundo Colombo dando a boa notícia. “Ele (o governador), ficou muito feliz com a informação e disse que não medirá esforços para acelerar os procedimentos necessários de importante iniciativa que vai movimentar a economia da região e gerar novos empregos”. Elizeu disse que o trabalho para a concretização desta parceria vinha sendo feito há um bom tempo, porém, sem muito alarde para não criar expectativas. “Primeiro o negócio foi fechado, para então ser anunciado”.
O deputado lembrou que as negociações com o grupo espanhol iniciou com o apoio do então governador Luiz Henrique da Silveira que, somado ao empenho de Raimundo Colombo, selou a sociedade. “Representantes da Gomes da Costa estiveram na região por várias vezes e finalmente se convenceram e reconheceram que a serra catarinense seria o melhor local para mais um investimento no Brasil”, comemorou o líder do Governo.
A parceria entre as empresas alemã e espanhola vai permitir a criação de uma nova linha de produção em Lages. “A Vossko vinha produzindo apenas empanados de frango para exportação, agora vai atuar na produção de empanados de peixe, tendo como alvo o mercado interno”, informou Joaquim Gerecht. Ele disse que o pedido de autorização para que a Vossko inicie a fabricação, já se encontra em Brasília. “Estamos aguardando apenas o parecer do Ministério da Agricultura para nos adaptar aos procedimentos necessários e iniciar a produção”, destacou. E para agilizar tramitação do procedimento na Capital Federal, contatos já foram feitos com o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) que se colocou à inteira disposição das empresas, informou Elizeu Mattos.
Carla Reche
ai24horas