Videira – De forma inédita no município, a Secretaria de Turismo e Cultura de Videira realizou nesta segunda-feira (26) a 1ª Conferência Municipal de Cultura. O encontro aberto pelo vice prefeito – Jorge Antonio Lopes Oliveira e foi regido pelo regulamento da Conferência Nacional de Cultura e teve a intenção de oportunizar uma ampla discussão sobre a situação atual da cultura, bem como suas demandas, apontando sugestões e subsídios para a formulação do Plano Municipal de Cultura. O evento também teve o objetivo de cumprir os requisitos legais para incluir o município de Videira no Sistema Nacional de Cultura, além de discutir e elaborar o Calendário Cultural para o ano de 2010.
“Essa foi a primeira vez que a comunidade foi reunida pra discutir o setor cultural de Videira e isso é de extrema relevância porque é a própria comunidade que dá subsídios para o resgate e para a preservação da cultura, ajudando desta forka o Poder Público”, disse o secretário de Turismo e Cultura de Videira – Clemir Schmitt, agradecendo as presenças de artistas, Ongs, organizadores de eventos artísticos e culturais, representantes de Clubes de Serviços, comunidades do interior, entre outros segmentos que participaram do evento.
A Conferência contou com a presença da facilitadora da Fundação Catarinense de Cultura – Maria Tereza Lira Colares, além de integrantes a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. As discussões foram norteadas em cinco eixos: Produção simbólica e diversidade cultural; Cultura, cidade e cidadania; Cultura e desenvolvimento sustentável; Cultura e economia criativa; e Gestão e institucionalidade da cultura.
Na oportunidade também foram eleitos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Cultura. Do setor público, o eleito foi o secretário Clemir Schmitt e da Sociedade Civil, o artista José Renato Borges. Como suplentes ficaram Hamilton Zardo Júnior e Silvia Zatta. “Estamos compilando as informações e as propostas elencadas pelos participantes para posteriormente enviar nossas sugestões à Conferência Estadual. Mas, de antemão posso assegurar que nosso encontro foi muito importante e sem dúvida vai nos ajudar a alavancar este setor”, disse o secretário ressaltando que a intenção é promover a Conferência anualmente.
Fonte : Silvia Angélica Palma