Companhia de Dança apresenta clássicos na Noite de Gala

Total
0
Shares

Joinville – Com um repertório que abrange desde obras consagradas do repertório clássico até criações contemporâneas, a São Paulo Companhia de Dança já nasceu, em 2008,  destinada aos grandes palcos. E traz para a Noite de Gala do 27º Festival de Dança de Joinville, no dia 20 de julho, duas coreografias que têm em comum sua relevância e seu pioneirismo na dança do século 20: "Les Noces", a mais conhecida criação da russa Bronislava Nijinska (1891-1972) e "Serenade" por George Balanchine (1904-1983), freqüentemente citado como um dos grandes criadores do balé moderno.

"Les Noces" parte de um mote aparentemente trivial – um casamento tradicional de camponeses russos – para criar uma geometria de movimentos que aliou, de maneira radical, a tradição do balé às vanguardas modernistas do início do século 20.

Já a criação de "Serenade" partiu de exercícios que procuravam esclarecer aos jovens bailarinos a distinção entre o bailado em sala de aula e a dança no palco.  A obra é elaborada sobre música de Tchaikovsky (1840-93) e  teve sua primeira apresentação em 1934, com alunos da School of American Ballet.

Apresentações de dança balançam o Centreventos na Mostra Competitiva, Meia Ponta e Noite dos campeões

Um dos momentos mais aguardados do Festival de Dança de Joinville, as apresentações de dança na Mostra Competitiva e Meia Ponta, e o retorno dos grupos que se destacaram aos palcos do Centreventos Cau Hansen reúnem a cada ano bailarinos de todo o País e do exterior.

Este ano, foram inscritas 2094 coreografias para participar destes eventos (e dos Palcos Abertos), 20% a mais que no ano anterior. A seletiva realizada de 18 a 25 de maio vai definir quem subirá aos palcos do Centreventos – o resultado deve ser divulgado até a primeira quinzena de junho.

O grande destaque foi  o Meia Ponta, que teve um acréscimo de 97% no número de coreografias inscritas. Não competitivo, o Meia Ponta reúne jovens entre 10 e 12 anos em apresentações no Teatro Juarez Machado. Os destaques recebem Menção Honrosa e voltam aos palcos em uma tarde especial.

Fonte:Secretaria de Comunicação (Prefeitura Municipal de Joinville)

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *