Balneário Camboriú – Na semana em que o Brasil comemora 509 anos de seu descobrimento, pelo navegador português Pedro Álvares Cabral, uma comitiva de Portugal descobre as belezas de Balneário Camboriú. O grupo passou manhã e tarde da última terça-feira (21) no município, conhecendo equipamentos turísticos e realizando passeio pelas principais avenidas e orla da cidade, com o receptivo realizado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico municipal (Sectur).
Os seis operadores de viagem portugueses vieram pela Abreu Viagens e Turismo, a maior e mais conceituada operadora de turismo de Portugal e a mais antiga do mundo. As atividades desta empresa iniciaram em 1840 com viagens de barco e a experiência ao redor do globo, em mais de um século de serviços, a tornou especialista em reconhecer destinos turísticos bons e promissores para os negócios.
Nesta viagem, a comitiva da cidade do Porto veio a Santa Catarina com agentes da IBI – Ásia Pacific Consultoria, através da Santur – Santa Catarina Turismo. Com esses receptivos, um dos objetivos do órgão estadual de turismo catarinense é oferecer apoio logístico para que esses grupos possam contribuir com a imprensa e, consequentemente, com o desenvolvimento e divulgação do turismo do Estado.
Em Balneário Camboriú, o grupo chegou por volta das 10 horas e iniciou o passeio pelo Parque Unipraias. Subiu o Morro da Aguada nos bondinhos aéreos e conheceu a Estação Mata Atlântica, que fica a mais de 200 metros de altura. De lá, seguiu pelos bondinhos a Laranjeiras, onde almoçou no lado norte da praia.
Depois, realizou um “city tour” (visitação à cidade), conhecendo os quase sete quilômetros de orla marítima central, a Avenida Atlântica, seus bares e restaurantes, a Avenida Brasil, partindo então para apreciar as belezas naturais pela rodovia Interpraias. O retorno aconteceu de Laranjeiras por volta das 15 horas. Os operadores vieram pelo mar, a bordo do barco Capitão Gancho.
Antonio Cardoso, um dos operadores portugueses, disse que o Brasil é um dos destinos mais procurados pelos turistas de Portugal. “Todos os portugueses têm vontade de conhecer o Brasil. É um sentimento de países irmãos. Nos orgulha muito saber que há 509 anos um português é que descobriu esta maravilha”, analisa o profissional de turismo, enfatizando a simpatia de Portugal pelo Brasil.
A viagem da Abreu em Santa Catarina foi importante para o turismo local e também para a troca de experiências e informações. Segundo informaram os portugueses, entre as dificuldades em realizar viagens turísticas para o sul do Brasil estão a distância, que aumenta o tempo dos vôos, e a inexperiência de funcionários das empresas aéreas, que ainda não recebem os turistas internacionais da maneira que eles esperam.
Silvia C. Bomm
ai/UNO