Imaruí – Nesta segunda-feira, 14, começa a distribuição gratuita de remédios para pacientes hipertensos e diabéticos, através do programa do Governo Federal Farmácia Popular.
Desenvolvido pelo governo federal, o programa conta com parcerias com a rede privada de farmácias e drogarias, que se credenciam espontaneamente ao firmarem convênio com o Ministério da Saúde. Com exceção dos medicamentos para diabetes e hipertensão – que, a partir de agora, passam a ser oferecido gratuitamente, o governo federal financia 90% do valor de referência dos medicamentos no programa, cujo orçamento anual é de R$ 470 milhões.
Para diabéticos serão distribuídos os seguintes remédios: Glibenclamida 5mg, Cloridrato de metformina 500mg e 850 mg. Já para hipertensão os remédios são: captropil 25mg, maleato de enalapril 10mg, cloridrato de propanolol 40mg, atenolol 25mg, hidroclorotiazida 25mg e losartana 50mg.
Em Imaruí, duas farmácias privadas estão cadastradas no Ministério da Saúde para fornecer esses medicamentos (Farmácia Confiança e Farmácia Senhor dos Passos)
Conforme a portaria nº. 184 de 3 de fevereiro de 2011, do Ministério da Saúde, o sistema das Farmácias Populares será integrado ao DATASUS, responsável por validar as informações de venda através dos dados do vendedor e do comprador através do CPF. Todas as unidades fornecerão os medicamentos para hipertensão e diabetes gratuitamente e somente será permitida a entrega dos medicamentos para 30 dias de uso, mediante apresentação da receita médica, que tem validade de quatro meses, de um documento com foto e do CPF para cadastramento.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Aqui Tem Farmácia Popular atualmente beneficia mensalmente cerca de 1,3 milhões de brasileiros, dentre os quais aproximadamente 660 mil são hipertensos, e 300 mil, diabéticos.
ai/UNO